‘O homem veio do macaco’: um post ousado e seis tipos de reação no Facebook

Controversa nos aspectos científico e no religioso, a imagem abaixo, inserida pela marca de refrigerante Dr Pepper em sua fan page, provocou pelo menos seis tipos de reação das pessoas desde quinta-feira (13). O caso é útil para quem atualiza páginas de marcas no Facebook, pois permite identificar comportamentos comuns de usuários de redes sociais. Observar aventuras alheias é uma forma segura e eficiente de se ganhara conhecimento.

Tradução: imagens abaixo das figuras dizem “pré-Pepper”, “descoberta de Pepper” e “pós-Pepper”. O slogan no rodapé diz “evolução no sabor”.

A maior parte dos comentários postados se enquadra em um desses perfis de comportamento:

1. Indignados
O cristianismo rejeita a teoria da evolução. Houve reações acaloradas de cristãos de diversas religiões. Segundo a Bíblia, Adão e Eva foram o primeiro casal criado por Deus. Algumas igrejas repudiam a teoria da evolução do ser humano, outras não. Muitos cristãos reagiram negativamente ao post em seus comentários.

2. Contrários à indignação
Bastou tocar em crenças religiosas para o debate começar. Os não-cristãos e os cristãos não-radicais em relação à teoria da evolução discordaram dos protestos. Travou-se um debate em torno  da Bíblia e a respeito do comportamento dos cristãos que se sentiram ofendidos. Esses inseriram os comentários mais acalorados, chegando ao limite da ofensa pessoal.

3. Defensores da ciência
A peça sugere a evolução do macaco para o ser humano, o que é muito diferente da aceitação da maior parte dos cientistas, que resumidamente acreditam que seres humanos tenham evoluído de hominídeos, ancestrais bípedes mais inteligentes do que os macacos. Pessoas que têm esse conhecimento científico básico ficaram irritadas com a incoerência e sugeriram aos criadores do anúncio estudar um pouco mais aquilo que se aprende na escola.

4. Irreverentes
Não importa o tema: quando a temperatura de uma discussão em redes sociais se eleva, tem aqueles que acham tudo muito divertido. Não faltaram usuários com tiradas — algumas engraçadas, outras nem tanto — baseadas numa postura light. Um usuário, por exemplo, disse que na etapa seguinte da evolução o homem foi fazer faculdade de medicina. E por isso se tornou o Dr Pepper. Outro perguntou onde entram as concorrentes Pepsi e Coca-Cola nessa linha evolutiva.

5. Fãs da marca
Muitos prometeram abrir uma Dr Pepper para brindar o anúncio e o barulho que ele causou. Outros revelaram que consomem o refrigerante todos os dias. A marca não está presente no mercado brasileiro, mas é tradicional nos Estados Unidos. A bebida foi criada em 1885, no estado do Texas, e é distribuída nacionalmente há mais de 100 anos.

6. Inimigos da marca
As pessoas que não gostam da marca ou reprovam o consumo de refrigerantes reagiram com pontadas. Muitos disseram que a fase seguinte da evolução humana é receber diagnóstico de diabetes.

Até a manhã desta sexta-feira (14), o post havia recebido mais de 3.300 comentários.∞