O Content Marketing Institute fez uma pesquisa com o público participante do Content Marketing World. Os 1.100 participantes do evento, realizado em setembro, em Columbus, no estado americano de Ohio, são uma parcela representativa desse mercado em formação. De cada dez presentes, nove usam o método de alguma forma. As ferramentas mais populares são:
- Mídias sociais
- Artigos
- Newsletters
Agora veja que curioso: o mesmo público elegeu as ferramentas mais eficientes. São elas:
- Eventos presenciais
- Estudos de case
- Vídeos
Ou seja, os canais mais utilizados não são os mais eficientes. E os profissionais sabem disso.
Outro ponto que chama a atenção é o fato de esse ranking ser bem diferente das cinco ferramentas mais eficientes na visão dos especialistas do próprio Content Marketing Institute. Eles escolheram blog, newsletter, white paper, artigo e e-book.
Esses dados me sugerem uma única certeza: a de que o método de content marketing é novo demais para tirar conclusões definitivas. E democrático demais para impor verdades absolutas.∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.