O texto abaixo é de autoria de Dave Kerpen (@DaveKerpen). Foi publicado em inglês com o título How To Tell Your Brand’s Story At Scale, que nos encarregamos de traduzir. Kerpen extraiu o texto de seu próprio livro, intitulado Likeable Business: Why Today’s Consumers Demand More and How Leaders Can Deliver, e o publicou no blog Likeable.
Você perceberá que o artigo cita um vídeo no YouTube. Postamos o vídeo no rodapé desta matéria.∞
Como contar a história da sua marca em escala
Todos sabemos que anúncios de televisão foram no passado a melhor forma de grandes empresas comunicarem histórias formidáveis para um grande número de pessoas. Mas a internet mudou essa fórmula de maneira significativa. Hoje, mídias sociais e vídeos online tornaram storytelling possível para empresas sem orçamento suficiente para comprar comerciais de televisão.
Recentemente, uma colega me tuitou ao assistir a um vídeo: “Você certamente vai chorar”. De fato, cliquei no link, vi o vídeo e no momento seguinte algumas lágrimas escorreram pelo meu rosto.
O vídeo contava a história de uma família chinesa que superou obstáculos: uma lesão impossibilitou o filho de andar, e o pai lhe devolveu-lhe os movimentos com coragem e determinação. A única constante em meio a tudo isso eram os jantares de família. O vídeo é poderoso, comovente e inesquecível. Era também um comercial da Bernas, uma produtora de arroz baseada na Malásia, e tem duração de pouco mais de três minutos (e vale a pena despender três minutos na sua vida para assistir ao vídeo, caso não o tenha feito ainda). É também uma história de tragédia, perdão, força, família e amor, e é profundamente emocionante. O que não é um jingle elegante ou um porta-voz falando para comprar, comprar, comprar arroz Berna. Jingles e porta-vozes não são tão valiosos quanto histórias. Histórias são nossa moeda social. Percebendo isso, em vez de fazer um comercial, Bernas decidiu contar uma história.
Aquela história era muito longa para um comercial de TV. Mas Bernas não teve de comprar o tempo da TV para obter mais de 600 mil visualizações online.
Uma ótima história pode se contada para muitos sem precisar da TV.
Mídia social permite a organizações de todos os tamanhos contar histórias todos os dias sem gastar um monte de dinheiro nas ferramentas tradicionais de storytelling ― televisão e rádio. O Facebook vem cada vez mais sugerindo que marcas usem histórias em seus programas de marketing ao lançar os anúncios de “Histórias Patrocinadas”, que essencialmente promovem a atualização de status de sua marca para seus fãs e os amigos deles. A timeline do Facebook para empresas, novidade em 2012, premia marcas que contem histórias por meio de fotos e vídeos.
Fotos valem por mil palavras, e a popularidade crescente de redes sociais como Pinterest, Instagram, YouTube e Tumbler suportam esse formato. Sua empresa pode contar suas histórias por uma pintura ou por um vídeo curto e de baixo custo de produção, e, se as histórias forem convincentes, elas vão se alastrar. A beleza está no fato de que, se a história não for convincente, está tudo bem da mesma forma! Desde que você não tenha gastado milhões ou mesmo milhares de dólares num anúncio de TV ou de rádio, você pode simplesmente compartilhar uma nova história amanhã e ver se pode fazer algo melhor.
Você também pode usar canais sociais para perguntar a pedir histórias a seus consumidores. Eles vão querer compartilhar suas histórias ― as boas, as ruins e as desagradáveis ―, então por que não encorajá-los a compartilhar as boas? Basta tornar essa tarefa fácil e convincente para que eles compartilharem suas histórias. Considere promover concursos, por exemplo. Um pequeno valor adicional pode render uma longa trajetória nas redes sociais.