Você já ouviu falar no DuckDuckGo, um genérico do Google que está crescendo?

Você já ouviu falar no DuckDuckGo, um genérico do Google que está crescendo?

by Cassio Politi março 26, 2019
DuckDuckGo

Quando alguém fala em motor de busca na internet, automaticamente pensamos no Google, e isso provavelmente não vai mudar tão cedo.

Ainda assim, um outro buscador está crescendo consistentemente em outros países e, por isso, merece um pouco de atenção. É o DuckDuckGo, que tem como grande diferencial não armazenar, rastrear nem utilizar informações pessoais dos usuários.

Outdoor bate no diferencial: “O Google rastreia você. Nós não”. Fonte: Rewind & Capture.
Outdoor bate no diferencial: “O Google rastreia você. Nós não”. Fonte: Rewind & Capture.

O uso de dados coloca em risco a privacidade dos usuários, o que tem gerado críticas e reações contra gigantes, como Google e Facebook. É no respeito à privacidade que o buscador genérico aposta como diferencial para ganhar terreno.

Home do DuckDuckGo.
Home do DuckDuckGo.

A postura vem ganhando simpatizantes de peso. Em 2018, um artigo da Forbes chegou a recomendar que os usuários adotem o DuckDuckGo em vez do Google como buscador padrão. E não foi uma orientação meramente ideológica para uma minoria. O uso da ferramenta vem crescendo nos últimos anos, especialmente nos Estados Unidos.

Buscas feitas usando DuckDuckGo entre 2011 e 2018.
Buscas feitas usando DuckDuckGo entre 2011 e 2018.

Segundo o aplicativo Similar Web, o DuckDuckGo já é o 49º site mais visitado do mundo. Tem mensalmente 641 milhões de visitas. No Brasil, porém, ainda é um ilustre desconhecido. Os países que mais o utilizam são Estados Unidos (35,6% das buscas), Reino Unido (8,9%), Alemanha (6,1%), Canadá (5,5%) e França (4,9%). Os dados são de março de 2019.

DuckDuckGo no Similar Web

A título de comparação, o Google tem 64,1 bilhões de visitas mensais segundo a mesma medição via Similar Web. E o Brasil figura como o segundo maior usuário (5,3%), atrás apenas dos Estados Unidos (23,1%).

Até mesmo o Bing, concorrente mais conhecido do Google, tem números mais expressivos que o DuckDuckGo: 1,3 bilhão de visitas por mês. Mas há uma diferença: o Bing não dá a sensação de que vá avançar muito além do patamar de hoje. Sua proposta é muito parecida com a do rival mais rico.

O DuckDuckGo, por sua vez, tem funcionamento e posicionamento mais claros que o Bing, e isso lhe confere um potencial de crescimento mais promissor.

Do ponto de vista técnico, ele utiliza várias fontes de pesquisa, como Yahoo! Search BOSS, Wikipédia e o seu próprio rastreador web, chamado de DuckDuckBot. Além de não armazenar dados individuais de navegação dos usuários, oferece a possibilidade de os resultados de buscas trazerem sites comerciais ou não-comerciais.

Em 2018, ao completar dez anos de vida, o DuckDuckGo levantou US$ 10 milhões em investimentos junto à OMERS Ventures. Suas duas fontes de receita, segundo o Four Week MBA, são publicidade online e programas de afiliação. Sim, desde 2014, a empresa faz dinheiro usando modelos comerciais convencionais. Não é, portanto, uma ONG. Tampouco tem aversão a dinheiro. A única diferença é a forma como manuseia os dados de seus usuários.

Devemos dar ao DuckDuckGo importância similar à do Google em termos de SEO? Por enquanto, não. O Google ainda é muito maior. Mas sempre convém ficar de olho em serviços que começam a se destacar, pois podem ser relevantes no futuro.

Curiosidade: o nome

A tradução literal do nome DuckDuckGo é “Pato, Pato, Vai”. Não faz sentido em português, mas a origem é uma brincadeira infantil muito popular nos Estados Unidos, chamada “Duck, Duck, Goose” (“goose” é ganso em inglês). É semelhante à brincadeira que, no Brasil, chamamos de “Jogo do Lencinho”.  

O nome “Duck Duck Goose” é tão popular nos Estados Unidos que em 2018 virou um filme de animação, disponível no Netflix. T
O nome “Duck Duck Goose” é tão popular nos Estados Unidos que em 2018 virou um filme de animação, disponível no Netflix.

Takeaways

Embora o Google continue sendo o centro nervoso da internet, uma alternativa começa a crescer nos Estados Unidos. É o DuckDuckGo, que se diferencia pela promessa de não usar dados das pessoas. Seu número de usuários ainda é modesto, mas aumenta rapidamente. E recebe recomendações de peso, como um artigo da Forbes.

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Você pode ouvir o conteúdo deste post no episódio #129 do podcast Takeaways.

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Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.

 

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