O blog HelpScout compilou dados de diversas pesquisas e os apresentou num estudo publicado na semana passada. Veja a seguir as dez conclusões.
1. O serviço bom é melhor do que o serviço rápido. Pesquisa do RightNow mostra que, para 18% das pessoas, um atendimento rude, incompetente e rápido representa um motivo mais significativo para abandonar a marca do que o serviço lento.
2. Consumidores adoram personalização e têm satisfação de pagar mais para ter esse benefício. O Journal of Applied Psychology fez uma pesquisa curiosa em restaurantes. Dividiu dois grupos de garçons. No momento de fechar a conta, um trazia uma leva de balas e o outro, duas levas. A gorjeta do segundo grupo foi 23% maior.
3. Consumidores irão se lembrar de você se você se lembrar de seus nomes. Estudo do National Institute of Health comprovou que as pessoas ficam mais atentas e interessadas quando escutam seus próprios nomes.
4. Poucas coisas são mais comentadas por consumidores do que receber uma surpresa agradável. Um exemplo: oferecer gratuidade no dia do aniversário é prática comum entre empresas de empresas de e-commerce.
5. Obter boa vontade dos clientes não precisa ser caro. Tem muito mais relação com a forma de agir do que com vantagens financeiras.
6. Clientes aderem a programas de fidelidade se a empresa der o início. Pesquisa da University of Southern California mostra que consumidores têm duas vezes mais chance de aderir se um programa parecer pronto para ser iniciado.
7. Consumidores adoram histórias das marcas. Vender por meio dessas histórias funciona. Pesquisa da Melanie Green & Timothy Broke concluiu que storytelling é a mais persuasiva forma de redação.
8. Se você tem dificuldade para inovar, saiba que seus clientes são um ótimo recurso. Um estudo do Institute of Management Sciences feito com 1.193 entrevistados mostrou que, em nove indústrias, 60% das inovações vieram de seus consumidores.
9. Vender o momento em vez do aspecto financeiro ajuda consumidores a enxergar valor em sua marca. Marcas de cerveja, por exemplo, são experts em promover a sensação de vivenciar um momento divertido. Elas não focam no preço.
10. Mostrar imagem de dinheiro faz as pessoas ficarem mais focadas em si mesmas. Uma pesquisa da psicóloga Kathleen Vohs apontou que, quando vêem imagem de notas ou moedas, as pessoas têm menos propensão a ajudar terceiros. Isso pode ser útil para divulgar artigos de luxo, por exemplo. Mas pode, por outro lado, ser um impedimento para promoção de Dia das Mães.∞