O vice-presidente de negócios digitais da Nike mundial, Stefan Olander, criticou a mentalidade das empresas que tentam atuar em plataformas digitais usando velhas métricas. A crítica é direcionada para o esforço que uma parcela significativa dos executivos faz, por exemplo, para obter mais cliques ou grandes quantidades de fãs em suas páginas no Facebook.
“Muitas empresas pensam em vendas em vez de pensar como acrescentar valor a um smartphone ou a um novo dispositivo”, aponta Olander.
Ele classifica a publicidade como um modelo velho e restrito, que não cabe nas mídias sociais. “As pessoas não querem ser interrompidas”, complementa o executivo, que é co-autor do livro “Velocity: The Seven New Laws for a World Gone Digital”.
As declarações foram dadas à Marketing Magazine. Leia a matéria da revista na íntegra (em inglês).
Autor: Cassio Politi
Cassio Politi é autor de dois livros de content marketing. O primeiro ("Content Marketing – o Conteúdo que Gera Resultados") foi publicado em 2013. O segundo ("Content Marketing Masterclass") saiu em 2021. Em 2015, foi eleito pela Digitalks o profissional do ano em content marketing no Brasil. É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria. Já prestou consultoria ou produziu conteúdo para empresas de variados portes no Brasil e na América Latina, incluindo multinacionais. Apresentou alguns de seus cases em eventos nos Estados Unidos. Está no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, do qual participa anualmente desde 2012. Pela Tracto, já apresentou mais de 1.300 episódios de podcasts sobre variados temas para clientes de peso, como Itaú, Zoho, Robert Half, Sodexo e outros.