Com apenas um ano de trabalho de redes sociais, somente quatro em cada dez empresas conseguem aumentar vendas. Depois de cinco anos, sete obtêm êxito. Para as empresas que buscam brand awareness, o índice de sucesso é maior: 80% dizem conseguir ser lembradas pelas pessoas já no primeiro ano.
Os dados são da pesquisa do Social Media Marketing Industry Report 2015, realizada pelo Social Media Examiner, que entrevistou 4.000 profissionais de marketing.
Mark Schaeffer, um dos mais respeitados profissionais de content marketing dos Estados Unidos, colocou as duas métricas (vendas e awareness) numa perspectiva de tempo:
Em seu artigo, Schaeffer incluiu a seguinte análise acerca de retorno sobre investimento (ROI):
“Enquanto mídias sociais têm muitos benefícios, como pesquisa de marketing, serviço ao consumidor e colaboração, para muitas empresas a prioridade é criar relacionamentos que gerem vendas. No entanto, as conexões da mídia social são laços de relacionamento frágeis. Plataformas de mídias sociais simplesmente abrem novas portas, e leva tempo para converter essas conexões em laços fortes que sejam acionáveis.”∞