A versão em língua inglesa da Wikipédia define assim:
“Em design e marketing centrados no usuário, personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuários de site, marca ou produto. Os profissionais de marketing podem usar personas, juntamente com a segmentação do mercado, onde as personas qualitativas são construídas para representar segmentos específicos. O termo persona é amplamente usado em aplicações on-line e tecnologia, bem como na publicidade.”
Perceba que a definição é abrangente. Por isso, é natural que haja aplicações diferentes para esse conceito. Eis algumas definições comumente usadas por profissionais de content marketing:
Buyer persona
É a aplicação mais frequente em content marketing. Consiste em criar um personagem que represente o público-alvo. É desenvolvido principalmente por meio de entrevistas com clientes e potenciais clientes. Faz uso, ainda, de dados secundários, como banco de dados de clientes, analytics, redes sociais e outros. O objetivo é compreender comportamentos e preferências do público em suas decisões de compra.
Proto Persona
É parecida com a buyer persona em um aspecto: busca representar o público-alvo. Mas não é baseada em entrevistas nem em dados, e sim em sessões de brainstorming realizadas dentro da própria empresa. O objetivo é enxergar a marca pela ótica do público-alvo.
Brand persona
Enquanto a buyer persona tem foco nas características do cliente, a brand persona é a representação da marca. Em outras palavras, se a marca fosse uma pessoa, quais características humanas ela teria? O objetivo dessa técnica, que no Brasil é bem mais difundida que as demais, é relacionar-se de forma mais estreita com o público-alvo.∞

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.
Crédito da imagem associada a esta matéria: cortesia do FreeDigitalPhotos.net