O que é buyer persona?

A produção de conteúdo se torna assertiva e eficiente se você conhecer bem o perfil comportamental do seu público-alvo. Para essa finalidade, é importante o profissional de content marketing entrevistar clientes seus, clientes de concorrentes, lides que não se converteram em vendas e outros stakeholders.

Ao final das entrevistas, desenha-se o perfil comportamental desse cliente. Atribui-se a ele um nome fictício, uma foto também fictícia e uma descrição de suas necessidades, desejos e interesses. A esse personagem, dá-se o nome de buyer persona ― ou, simplesmente, persona.

A persona funciona como uma espécie de guia para que a equipe que produz conteúdo maximize a aderência do material ao público.

Criar e adotar a persona no dia a dia não é o fim do trabalho, mas o começo dele. É preciso continuar entrevistando os clientes periodicamente ― a cada 45 dias, por exemplo. Até quando? Para sempre. Afinal, o perfil comportamental muda lentamente ao longo do tempo e a persona precisa acompanhar essa transição.

Se você tiver mais de um público-alvo, construa mais de uma persona. Mas cuidado: não tenha mais do que duas ou três para não perder o foco nem a intimidade com cada uma delas.

Curso
Existe, nos Estados Unidos, uma empresa especializada no trabalho de desenvolvimento de personas para empresas. Chama-se Buyer Personas Institute, que é dirigido por Adele Revela. Às vésperas do Content Marketing World 2013, em Cleveland (EUA), Adele ministrou um curso sobre construção de personas.

Adele Revela - Buyer Personas Institute

Adele Revela, do Buyer Personas Institute, em curso durante o Content Marketing World 2013, em Cleveland (EUA)

Vídeo
A convite do MBA60, gravei recentemente três vídeos de 1 minuto de duração para explicar melhor o desenvolvimento de personas.

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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