O que são proto personas?

Para entender o que são proto personas, é preciso primeiro lembrar que, dentro do conceito de content marketing, a principal técnica para se conhecer o público-alvo é a construção de (buyer) personas, que consiste em entrevistar clientes e potenciais clientes, além de fazer análise de dados secundários.

As proto personas funcionam como uma pesquisa exploratória, baseada em duas reuniões realizadas dentro da empresa. Nelas, os colaboradores procuram entender o ponto de vista dos clientes sobre os produtos e serviços e, ainda, o que é necessário para alinhar a percepção do consumidor ao plano estratégico da empresa.

Um artigo publicado pela UX Magazine apresentou em 2012 o passo a passo da construção de proto personas. Usamos esse conteúdo como base para o roteiro a seguir. Fizemos adaptações com base em nossa própria experiência de mercado.

Início
Antes de convocar colaboradores de sua empresa para qualquer reunião, defina quais os objetivos da empresa. Eles nortearão todo o trabalho.

Sessão 1
Convoque os colaboradores e apresente-lhes o conceito de persona. Explique que o trabalho consiste em enxergar a empresa pela ótica do cliente. Esclareça que o que se desenvolverá naquele trabalho é a definição de uma persona provisória ― também chamada de ad hoc persona. Não se trata, portanto, de um protótipo comprovado, como são as buyer personas.

Feita a introdução, dê 15 minutos aos colaboradores para que completem a seguinte tarefa: apresentar tantas proto personas quantas desejar, preenchendo os quadrantes abaixo.

Proto Persona - quadrantes

Em seguida, peça a cada um que apresente aos demais o resultado de seu exercício. Você notará que surgirão proto personas com perfis similares. Procure, então, agrupá-las, pois isso facilitará a compilação dos dados. Limite a duração de cada apresentação, mas assegure que todos tenham tempo suficiente para responder perguntas e ouvir comentários.

A duração da reunião depende do número de participantes, da objetividade de cada um e do controle de tempo. Normalmente, dura de 2 a 3 horas.

Sessão 2
O agrupamento das proto personas por perfil ajudará você a compilar os dados. Essa será a sua tarefa entre uma sessão em outra. Convém, assim, enviar o resultado dessa compilação a todos antes da segunda reunião. Isso acelerará o debate.

Nesse novo encontro, o objetivo é discutir cada proto persona e confirmar ou refazer as conclusões apresentadas por você na compilação prévia. Será provavelmente uma reunião mais curta do que a anterior.

Aplicação
Quando a segunda sessão estiver concluída, as proto personas desenvolvidas deverão ser usadas para que você e sua equipe:

  1. Entendam como o público percebe sua marca, produtos e serviços; e tomem medidas que possam melhorar a sua experiência do cliente.
  2. Usar as conclusões como hipóteses para a construção de buyer personas, que são baseadas em entrevistas, como dito no começo desta matéria.∞