O primo pobre do conteúdo online audiovisual pode dar a volta por cima. Podcasts estão em pleno crescimento nos Estados Unidos e a hipótese mais plausível é a de que a explosão do uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets) somada à necessidade cada vez maior das pessoas por conteúdo on demand favoreça os podcasts.
Dados de um infográfico publicado pelo Marketing Podcasts apontam nessa direção. Os dados se referem aos Estados Unidos, é verdade. Mas, como na maioria dos hábitos envolvendo consumo de conteúdo, é de se esperar que o fenômeno alcance o Brasil tempos depois.
Eis as principais informações do infográfico.
- 1 em cada 3 americanos já ouviu um podcast.
- 15% dos americanos ouviram um podcast no mês passado.
- Existem hoje 250.000 podcasts no iTunes. Em 2010, eram 200.000.
- Mais 1 bilhão de assinaturas a podcasts já foram registradas na Apple.
- 51% dos ouvintes acessam podcasts por dispositivos móveis. Lembre que 80% da população mundial tem um telefone celular e 35%, um smartphone.
- 54% dos ouvintes de podcasts são homens.
- Metade dos ouvintes de podcasts tem idade entre 12 e 34 anos.
- Além do iTunes, alternativas populares são usadas para podcasts, como SouncCloud, TuneIn, Stitcher e iHeartRadio.
- Muitos modelos de carros já saem de fábrica com Bluetooth. Isso significa que as pessoas podem ouvir podcasts em seus carros sem precisar plugar o smartphone.
- Nos EUA, as principais categorias de podcasts são notícias, política e esportes.
- Os podcasts surgiram em janeiro de 2005 como uma ferramenta para que a Apple distribuísse conteúdo e entretenimento para iPods, já muito populares naquela época.∞