Eventos online são a segunda mais eficaz tática de content marketing, de acordo com o Content Marketing Institute. Isso inclui todo tipo de apresentação online. As mais comuns são webinars, mas desde maio de 2013, quando foi lançado, o Hangouts —serviço de mensagens instantâenas e videoconferência do Google — tem sido usado para a mesma finalidade.
Afinal, webinar e Hangouts são a mesma coisa?
Em princípio, sim. Em ambos os casos, um apresentador exibe slides acompanhado de canais de áudio e, opcionalmente, de vídeo.
Cada qual tem a sua vantagem, mas, para transmitir uma palestra cujo propósito é entregar conteúdo, uma ferramenta específica de webinar funciona muito melhor — Webex, GoToWebinar e Connect são alguns exemplos . O site Top Ten Reviews faz uma boa análise (em inglês) das melhores plataformas.
Estas são as vantagens dos serviços pagos de webinar:
- A qualidade do áudio e do vídeo é infinitamente melhor do que no Hangouts. Claro, há variação entre uma plataforma e outra, mas nada tão instável quanto a plataforma do Google.
- Em muitos desses serviços, você pode escolher o nível de privacidade do chat. Isso significa que nem todo usuário verá o que os outros postam em texto, evitando, assim, conversas paralelas e, em muitos casos, pequenos motins.
- Você não é obrigado a usar vídeo. Vídeos de pessoas em escritórios têm grande chance de ficar toscos. Afinal, nossa principal referência é a TV e o cinema, que capricham nesse aspecto.
- Você pode exigir que os participantes se cadastrem, fomentando seu mailing, e, se for o caso, que utilizem login e senha.
O Google Hangouts, por sua vez, tem as seguintes vantagens:
- É gratuito, o que pode fazer diferença para pequenos negócios ou, no outro extremo, para empresas que precisam de agilidade muitas vezes prejudicada pela necessidade de contratar um serviço online.
- Além de ser uma plataforma popular, não exige que o participante instale nenhum plugin.
- Tem conexão muito fácil e ágil com redes sociais.
- Tem plena integração com YouTube, a principal plataforma de vídeo.
Minha sugestão
Para clientes, costumo recomendar plataformas pagas de webinar para apresentações organizadas, em formato de palestra ou aula. E recomendo Hangouts para debates menos estruturados, em que duas ou mais pessoas vão debater um determinado assunto. Mas perceba que esta é apenas uma preferência, e não uma regra.
Minha sugestão
Abordei este e outros temas no webinar gratuito “Como Fazer Webinars em Sua Empresa”, nesta terça (13). Veja abaixo os slides e inscreva-se em outros webinars gratuitos que realizamos com frequência na Tracto.∞

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.