Cassio Politi
O número de pessoas que curtem o conteúdo de uma fan page (página corporativa) no Facebook é significativo para empresas? A primeira resposta é “sim, desde que essa audiência seja legítima, baseada em pessoas que efetivamente querem se relacionar com a marca”.
A outra resposta, oposta à primeira, foi abordada pelo site Simply Zesty, que criticou em uma matéria as empresas que fazem campanhas para as pessoas clicarem no botão “curtir”. Usou os três posts abaixo para exemplificar.
O argumento do Simply Zesty é convincente: ter um número vistoso de curtidas geradas dessa forma não significa que as pessoas estejam necessariamente interessadas na marca. Em outras palavras, pode ser inútil para conduzir o trabalho em redes sociais àquilo que realmente interessa às empresas: resultados.
Interação pirata
O site Allfacebook alertou para uma prática incipiente nos Estados Unidos. Um site que funciona como uma espécie de banco de internautas remunera usuários do Facebook para gerar audiência ― clicar em curtir, comentar etc ― para fan pages no Facebook. Na outra ponta, empresas pagam um valor mensal para receber essas interações forçadas. Em suma, o site é um gerador de audiência falsa.