Número de fãs no Facebook é importante ou não?

Cassio Politi

O número de pessoas que curtem o conteúdo de uma fan page (página corporativa) no Facebook é significativo para empresas? A primeira resposta é “sim, desde que essa audiência seja legítima, baseada em pessoas que efetivamente querem se relacionar com a marca”.

A outra resposta, oposta à primeira, foi abordada pelo site Simply Zesty, que criticou em uma matéria as empresas que fazem campanhas para as pessoas clicarem no botão “curtir”. Usou os três posts abaixo para exemplificar.
Domino's Pizza no FacebookPaddy Power no FacebookAngry Birds no FacebookO argumento do Simply Zesty é convincente: ter um número vistoso de curtidas geradas dessa forma não significa que as pessoas estejam necessariamente interessadas na marca. Em outras palavras, pode ser inútil para conduzir o trabalho em redes sociais àquilo que realmente interessa às empresas: resultados.

Interação pirata
O site Allfacebook alertou para uma prática incipiente nos Estados Unidos. Um site que funciona como uma espécie de banco de internautas remunera usuários do Facebook para gerar audiência ― clicar em curtir, comentar etc ― para fan pages no Facebook. Na outra ponta, empresas pagam um valor mensal para receber essas interações forçadas. Em suma, o site é um gerador de audiência falsa.