Uma pesquisa realizada pela Delloite e pela Forbes Insights concluiu que os executivos americanos enxergam na mídia social um risco para as empresas. O estudo ouviu profissionais dos setores de bens de consumo, ciências, tecnologia, mídia e telecomunicações. Quando perguntados sobre as maiores fontes de risco para seus negócios, as respostas foram:
- Ambiente econômico global (41%)
- Gastos e orçamentos governamentais (32%)
- Mudanças regulatórias (30%)
- Mídia social (27%)
O eMarketer completou esses dados usando um outro estudo, que foi apresentado no início de agosto pelo Altimeter Group. A plataforma social que gera maior percepção de risco é o Facebook, apontada por 35% dos entrevistados. Em seguida, vêm Twitter (25%) e sites de compartilhamento de vídeo, como o YouTube (15%).
Intitulado Guarding the Gates: the Imperative for Social Media Risk Management, o estudo indica que o maior temor dos executivos é o dano à reputação ou marca da empresa.
O temor dos executivos não é em meramente hipotético. Há uma semana, uma rede inglesa de salas de cinema viu um post com críticas a seus serviços ganhar adesão de mais de 160 mil britânicos.∞