Metade das marcas brasileiras que têm atividade de comunicação online investe financeiramente em publicidade ou em promoção de conteúdo em redes sociais. De acordo com a pesquisa Redes Sociais nas Empresas Brasileiras 2015, 49% das empresas têm orçamento. Em 2013, eram 41%. O relatório do estudo, que ouviu 895 empresas, está disponível para download.
O maior grupo é composto dos que dispõem de verba de até mil reais mensais para Facebook. Investimento em Google vem em segundo lugar, seguido por LinkedIn e Twitter, como mostra a tabela abaixo.
Se, por um lado, cresceu o número de empresas que investem em Facebook, por outro o orçamento ficou mais magro. Dois anos atrás, 15% tinham verba superior a mil reais mensais. Agora, são 12%. Por outro lado, quase dobrou o número de empresas com orçamento pequeno, de até mil reais mensais.
Os investimentos maiores em Google — de mais de mil reais mensais — se mantiveram estáveis, na casa de 14%. Cresceu o número de pequenos anunciantes, de menos de mil reais.
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Podcast
Os dados da pesquisa serviram de base também para a 19ª edição do Podcast Content Marketing Brasil, que você pode ouvir abaixo.∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.
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