Um romance policial a ser publicado em 2019 vai inovar na forma como os leitores vão consumir o conteúdo. Intitulado “The Chef”, a história vai ser contada não em livros ou ebooks, mas via Messenger do Facebook.
Segundo o e-Consultancy, funciona assim: o leitor recebe um trecho do livro via Messenger, onde interage com um chatbot. Ao terminar de ler, solicita um novo trecho ao robô, que libera um novo capítulo.
Até aí, nada muito interessante. Mas é aí que entra a novidade. O robô está ali também para responder a perguntas sobre a história e os personagens. É como se o robô fosse aquele amigo que já leu o livro e agora está disposto a bater um papo sobre ele.
O personagem principal é Caleb Rooney, um policial aposentado que se tornou chef de cozinha. O curioso é que o personagem já tem até uma conta no Instagram (@killerchef_nola).
O autor do livro é o consagrado escritor americano James Patterson, autor de diversos best-sellers. Ele já apareceu em um episódio dos Simpsons, o que chega a ser uma prova de fama.
Em 2016, Patterson tentou inovar ao criar um formato inovador ao criar uma série de BookShots, contos em formatos digitais criados para leitura rápida durante uma viagem de metrô, por exemplo.
Takeaway
A iniciativa de Patterson talvez crie uma nova forma de vender livros, mas talvez não. Este não é o ponto. O importante aqui é o uso do chatbot de uma maneira diferente da que imaginamos. Vai além do mero autoatendimento via redes sociais. É um sinal de que a aplicação do chatbot talvez seja tão ampla quanto a criatividade permitir.∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.