Facebook lança um app de clips virais para adolescentes. Entenda o porquê.

O Facebook lançou neste mês o Lasso, um aplicativo de compartilhamento de vídeos efêmeros para fazer frente ao TikTok. Para que você compreenda bem esta notícia, é interessante entender dois tópicos deste contexto.

O primeiro é o que é o TikTok. Basicamente, é um aplicativo chinês que permite publicar vídeos de apenas 15 segundos de duração. Foi lançado em 2016 e, em cerca de dois anos, alcançou 130 milhões de usuários. Segundo o TechTudo, seu crescimento se acelerou depois da fusão com o Musical.ly, em 2018.

O Lasso faz o mesmo que o TikTok: vídeos rápidos, de 15 segundos, para compartilhamento por mobile.

O segundo é que o Facebook sente que vai perdendo espaço entre os adolescentes. Esta foi a análise feita pelo importante site americano Mashable. Dados da Pew Research mostram que, em 2018, o Facebook é apenas a quarta ferramenta social mais usada pelos adolescentes.

Uso de Facebook entre adolescentes - 2018

O lançamento do aplicativo é uma tentativa da empresa de Mark Zuckerberg de conter essa perda de terreno entre os jovens. O anúncio foi feito por Bowen Pan, gerente de produto do Lasso, em sua conta no Twitter.

O Lasso está disponível para download gratuito no Google Play e no iTunes.

Takeaway

O lançamento do Lasso é uma tentativa do Facebook de reconquistar espaço entre os adolescentes, onde sua popularidade tem caído. O aplicativo nasce para concorrer com o chinês TikTok. Ambos permitem fazer vídeos de 15 segundos.∞