Como exatamente se comportam as pessoas que produzem posts seja para blogs corporativos, seja para blogs pessoais?
Nos últimos quatro anos, um estudo da Orbit Media, de Chicago, vem trazendo respostas para essa pergunta em âmbito mundial — com certa ênfase nos Estados Unidos.
Neste ano, fizemos pela Tracto uma parceria com a própria Orbit Media e com o Comunique-se para realizarmos o mesmo estudo aqui, no Brasil. Obtivemos 694 respostas. De cada três respondentes, dois redigem blogs para empresas e um, para suas publicações pessoais.
Principais conclusões
Relaciono abaixo as principais descobertas do estudo. Nos tópicos seguintes, você verá mais detalhadamente cada tópico da pesquisa.
- 71% dos redatores brasileiros publica posts pelo menos uma vez por semana. Quanto maior o ritmo de postagem, maior a percepção do impacto do blog em marketing.
- Checar frequentemente o Analytics tem uma forte correlação com obter resultados com o blog. Como diz o ditado popular, “é o olho do dono que engorda o gado”. Ainda assim, três em cada dez redatores simplesmente não têm acesso ao Analytics.
- Os brasileiros preferem redigir textos curtos, de 1.500 palavras ou menos. O tamanho ótimo parece ser entre 500 e 1.000 palavras, uma vez que 61% dos redatores que escrevem esse tamanho de texto se dizem satisfeitos com os impactos do blog no marketing.
- 62% gastam no máximo 2 horas para produzir um post. Mas são os que levam entre 4 e 6 horas que percebem melhor impacto.
- Apenas 14% dos redatores contam com um editor que formalmente revisa seus conteúdos. E é justamente essa minoria que colhe os melhores resultados com o blog.
- Guest posts e republicação de posts que deram certo no passado são práticas menos difundidas no Brasil que nos Estados Unidos.
- O home office já superou o escritório como local preferido para se produzir textos no Brasil. Nos Estados Unidos, o gap é ainda maior.
Resultados do estudo
A seguir, você encontra 11 perguntas que o estudo responde. Perceba que os gráficos trazem dados do Brasil (em verde) e dos Estados Unidos (em azul).
#1 Quanto tempo normalmente se gasta escrevendo um blog post?
Sete em cada dez redatores brasileiros que gastam de 4 a 6 horas redigindo um post afirmam que seus blogs impactam no resultado do marketing em alguma medida. 49% dos americanos que gastam mais de 6h para redigir um post consideram que o blog gera fortes resultados de marketing.
#2 Com que frequência são publicados os blog posts?
Os redatores brasileiros fazem uma clara associação entre publicar com frequência e ter sucesso. Entre os que publicam várias vezes por dia, 76% dizem obter resultados de marketing por meio do blog. Algo similar acontece com quem publica diariamente (68%) ou várias vezes por semana (64%).
Entre os que publicam ocasionalmente, só 29% percebem resultado efetivo.
#3 Como é o processo de edição?
A maioria (86%) dos brasileiros não tem um processo formal de edição. Entre eles, 55% afirmam que o blog gera impacto nos resultados de marketing.
Entre os 14% restantes, que contam com um editor formal, a percepção de sucesso é maior: 68%.
43% dos americanos que usam editor formalmente relatam que o blog causa forte impacto nos resultados de marketing.No Brasil, são 26%.
#4 De onde os posts são produzidos?
Oficialmente, o home office é uma novidade na legislação brasileira. Mesmo assim, já é popular (69%) entre os produtores de conteúdo.
Em comparação com os Estados Unidos, ainda trabalhamos mais de escritórios do que de ambientes coletivos, como cafés e co-workings.
#5 Que tamanho normalmente têm os blog posts?
No Brasil, 61% dos redatores que redigem posts com 500 a 1.000 palavras dizem que o blog tem “resultado” ou “forte resultado” de marketing.
Há percepções diferentes no Brasil e nos Estados Unidos. Por lá, o “forte resultado” é associado a posts com mais de 2.000 palavras por 56% dos entrevistados.
#6 O que os blog posts normalmente contêm?
Somos mais adeptos do texto puro do que os americanos. Usamos com menos frequência múltiplas imagens e lista de tópicos, mas mais frequentemente inserimos vídeos.
Nos Estados Unidos, vem crescendo ano a ano desde 2014, quando a pesquisa foi iniciada, o uso de múltiplas imagens no post.
#7 Do total de posts, quantos são guest posts?
A grande maioria (85%) não usa nunca — ou quasenunca — os guest posts.
Nos Estados Unidos, somente 34% das empresas nunca usam guest posts contra 63% no Brasil.
A título de esclarecimento, guest posts são as publicações de terceiros — convidados a escrever no site.
#8 Quantos redatores têm o hábito de republicar posts antigos?
Uma boa prática é resgatar posts que tiveram bom desempenho no passado, editá-los e republicá-los.
Os brasileiros ainda não estão tão atentos a essa boa prática quanto os americanos.
#9 Como o conteúdo é promovido e distribuído?
Em linhas gerais, priorizamos as táticas e os canais da mesma forma que os americanos, exceto pelo marketing de influência, mais desenvolvido por lá do que aqui.
#10 Com que frequência redatores checam resultados (Analytics) de seus blogs?
Entre os redatores brasileiros que checam sempre o Analytics, 83% dizem ter “resultado” ou “forte resultado” com o blog.
Entre os que nunca checam, são apenas 18%.
Nos Estados Unidos, em 2014 o percentual de profissionais que verificam sempre os resultados já era superior a 25% — bem acima dos 18% registrados hoje no Brasil.
#11 Como são percebidos os resultados de marketing com o blog?
Há uma diferença acentuada entre os resultados obtidos no Brasil e nos Estados Unidos. Enquanto por aqui 31% dizem não saber se os resultados acontecem, nos Estados Unidos, esse índice é de apenas 9%.
O livro Content Marketing Masterclass foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas versões impressa e Kindle. São 52 aulas transformadas em 52 capítulos.
Takeaways
Redigir posts com frequência funciona melhor. Eles não precisam ser grandes. Pelo contrário: textos pequenos e médios têm bom resultado. Não importa de onde se redige, investir tempo na produção traz resultados ainda melhores. E ficar de olho nos Analytics também.∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.