Você certamente conhece alguém que faça o tipo resmungão no Facebook. É aquele sujeito que sempre comenta condenando a sua atitude. Se você fala bem do Tarzan, ele diz que o jacaré sofreu maus tratos. Se você reclama da passeata dos motoboys, ele te chama de preconceituoso. E por aí vai.
Tem também o revoltado. É o cara que é contra tudo e faz questão de deixar isso claro de forma pouco sutil. Você talvez conviva também com o barraqueiro, o político, o vendedor. Aliás, esses perfis foram listados numa matéria publicada pela Tracto em agosto do ano passado.
A questão aqui é: como se livrar deles no Facebook sem precisar bloqueá-los? Afinal, bloquear é uma espécie de agressão. A boa notícia é que existe uma forma sutil de expulsar os malas sem alça de seu ciclo virtual. Eis o passo a passo:
O primeiro ponto é classificar o mala como conhecido:
- Entre no perfil do mala.
- Logo abaixo da foto de capa (aquela grande, que aparece no topo), você verá o botão Amigos ― que indica que você e o mala estão conectados um com outro.
- Posicione o mouse sobre o botão Amigos. Vai aparecer a opção Conhecidos. Marque-a.
Pronto, você classificou o mala como seu conhecido.
A partir de agora, quando você escrever um texto ou foto, você deve selecionar a opção Amigos exceto conhecidos. Essa opção fica disponível ao lado do botão Publicar. Você pode, inclusive, modificar o status de posts anteriores.
Resultado: todos os seus contatos visualizam aquilo que você publica, exceto os conhecidos. Quando o conhecido ― ou mala ― entrar no seu perfil, ele simplesmente achará que você não publica nada no Facebook há algum tempo.∞

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.