Empresas no Facebook: posts longos e no começo da semana não funcionam bem. Veja todas as dicas.

O estudo “Strategies for Effective Facebook Wall Posts”, realizado pela Buddy Media, permite listar práticas capazes de ajudar empresas a otimizar sua presença no Facebook.

A pesquisa avaliou, basicamente, as melhores práticas para que uma empresa obtenha o maior engajamento possível dos usuários a partir de suas atualizações. Entenda por “engajamento” reações dos usuários aos posts, tais como curtir, comentar, recomendar etc.

Veja abaixo as dicas para uma empresa fazer um bom papel no Facebook.

Seja sucinto
Há uma forte ─ e negativa ─ correlação entre textos grandes e engajamento do usuário. Em suma, quanto maior for o post inserido pela empresa, menor a adesão das pessoas. Afinal, são mais de 30 bilhões de atualizações mensais no Facebook, entre posts, links, fotos etc.

Redija posts com, no máximo, 80 caracteres. Eles têm engajamento 27% maior.

Apenas 19% dos posts das empresas obedecem a esse limite de 80 caracteres.

Serviços como migre.me, bit.ly se popularizaram no Twitter. Eles não apenas encurtam o link, mas também oferecem gratuitamente relatórios de cliques. Embora existam essas vantagens, evite-os no Facebook. O motivo: usuários confiam menos nesses links. Não sabem exatamente para onde serão direcionados.

Use URLs completas. Elas são 3 vezes mais eficientes que os encurtadores.

Aí vem a pergunta: “mas se 80 caracteres são o limite recomendado, como abrir mão dos encurtadores?”. Uma saída para isso é criar o próprio encurtador. Por exemplo, o Globo.com criou o glo.bo.

Horários
A maior parte das empresas insere posts entre 10h e 16h. No entanto, o que dá mais resultado é fazer atualizações logo cedo.

Outro hábito é postar majoritariamente de segunda a sexta-feira, quando os melhores dias são quinta e sexta-feira. Essa constatação sugere que quanto menos as pessoas estão focadas em seu trabalho, mais elas marcam presença no Facebook. E vice-versa.

É necessário ressalvar, no entanto, que cada mercado tem a sua particularidade. Por exemplo, para empresas no segmento esportivo, o domingo é o dia de maior engajamento. Afinal, é nesse dia que os principais eventos esportivos normalmente são realizados.

No mercado de mídia, segunda-feira é o dia de menor engajamento enquanto sexta, sábado e domingo funcionam bem. Para quem atua no mercado financeiro, quarta e quinta-feira são os dias nobres e por aí vai.

Atue fora do horário comercial, quando o engajamento é 20% maior.
Quintas e sextas-feiras têm engajamento 18% maior.

Para cumprir bem uma agenda, o caminho mais prático é utilizar programas que agendam a inserção de posts.

Objetivos
Se o objetivo do post for ter muitas pessoas clicando no botão “curtir”, as empresas podem ─ e até devem ─ pedir no post que os usuários curtam.

Se o objetivo for ter um bom número de comentários, a saída é fazer uma pergunta. Os usuários seguem bem as instruções, de modo que quanto mais simples a comunicação, melhor.

Faça pergunta no final do post, o que aumenta em 15% o número de respondentes.

As perguntas devem ser objetivas. Termos como “quando”, “onde”, “pode” e “deve” funcionam bem enquanto perguntas com “Por que” devem ser evitadas.

O estudo
A pesquisa analisou, durante duas semanas no início deste ano, 200 empresas com presença no Facebook. A Buddy Media é uma empresa norte-americana, com escritórios também na Inglaterra e em Singapura, especializada em soluções para o relacionamento de empresas com seus clientes.