Gravar entrevista remotamente e transformá-la em podcast é tarefa relativamente simples e completamente alinhada ao método de content marketing. Existem muitos programas que gravam telefonemas ― Skype, inclusive.
Para gravar pessoalmente, a complicação está mais no local da gravação do que no dispositivo em si. A solução perfeita é uma sala com revestimento nas paredes próprio para conter os ecos, como estúdios de rádio e televisão. Acontece que podcasts são soluções simples e que pressupõem custos baixos. Por isso, grave onde quiser, mas tome alguns cuidados.
Prefira salas pequenas com muitas superfícies expostas. Afinal, grandes vãos livres produzem muito eco. Escolha, ainda, salas que contenham somente superfícies de paredes, sem móveis. Elas geram reflexos de sons ― aqueles ecos curtos e agudos.
Se sua única opção for uma sala grande, uma saída simples, quase caseira, é colocar biombos ao redor dos interlocutores. Isso ajuda a diminuir o eco, pois cria um espaço pequeno dentro do grande.
Durante a gravação, desligue aparelhos ruidosos, como ar condicionado, ventiladores, computadores etc.
Após a gravação, você precisará de um software de edição. Existem alguns gratuitos e muitos pagos. Uma boa opção gratuita é o Audacity. Esses programas vão além de cortar trechos indesejados. Corrigem imperfeições no áudio, permitem colocar música de fundo, inserir efeitos etc.
Depois de finalizar a edição, exporte o arquivo para um formato de áudio. Os mais comuns são MP3, M4a e WAV. Os dois primeiros têm compatibilidade com o iTunes, programa da Apple que reproduz e organiza arquivos de áudio e vídeo.∞