A recente atualização dos algoritmos do Google obriga sites a dar ainda mais importância ao conteúdo. O Business to Community (B2C) enfatiza que sites corporativos que não produzem contéudo devam criar um blog e alimentá-lo com dicas, artigos, papers, releases, estudos de caso e outros formados contemplados por content marketing. O raciocínio é simples: conteúdo com qualidade e continuidade desperta o interesse não apenas dos mecanismos de busca, mas também do público-alvo.
O gráfico do B2C aponta os aspectos mais determinantes para o ranking de resultados de busca no Google após a atualização de seus algoritmos, batizados de Panda e Penguin. Perceba que a maior participação é do “Optmized Content Marketing Plan” (Plano de Otimização de Marketing de Conteúdo), com 55%.
Ctrl+C
Para o conteúdo ter o efeito desejado, é preciso que ele seja criado, e não copiado. Copiar e colar conteúdo de terceiros prejudica a pontuação do site. O Google é capaz de fazer a comparação de conteúdo e, com base nela, atribuir pouca prioridade aos que apenas replicam.
Atuar como curador de conteúdo é diferente de copiar. Curador é aquele que se baseia em informações de diversas fontes e cria sua matéria. Esse tipo de atuação é bem avaliado pelo Google.∞