A pergunta tem representado um desafio para marcas e usuários do microblog. Há tanto meios legítimos como artificiais de se conseguir seguidores. Por razões que dispensam explicações, vamos nos ater à primeira opção.
Lembre que, no Twitter, é mais importante ter uma audiência segmentada do que ter um número grande de seguidores. Afinal, é isso que garante bons níveis de influência em seus assuntos de interesse.
No começo de 2012, a Tracto fez uma pesquisa em que mostrou que nem mesmo profissionais de comunicação, que deveriam segmentar para otimizar sua comunicação, trabalham focados em temas ou grupos de interesse.
As sete boas práticas a seguir ajudam a ganhar seguidores interessados naquilo que você tenha a dizer:
- Segmente. Saiba exatamente quais assuntos você vai abordar. Você deve ser um especialista para atrair pessoas interessadas no que tem a dizer.
- Dialogue. Para entender o que pensam e do que gostam as pessoas interessadas em seu segmento, você precisa se enturmar. Converse, responda, retuíte.
- Publique conteúdo relevante. Ou seja, informação de interesse público. Embora opiniões devam ser respeitadas, elas não têm o mesmo peso de uma informação. Conteúdo relevante, portanto, é a informação útil para o seu público-alvo.
- Siga pessoas do mesmo assunto de seu interesse. Diferentemente de redes de como o Facebook, em que pessoas se adicionam porque se conhecem, no Twitter as pessoas seguem umas às outras por afinidade de interesses.
- Use hashtags ― que são aqueles tópicos destacados com o sinal de sustenido (#). Esse recurso existe para categorizar os assuntos. Você aumentará a chance de ser encontrado por outras pessoas que utilizarem o sistema de busca para encontrar tuítes a respeito do tema.
- Seja cuidadoso ao redigir a sua bio ― descrição do perfil. Seja preciso, use hashtags e palavras-chave ali também.
- Promova seus tuítes. É possível pagar para isso. Nem todo usuário pode pagar para promover. Os que têm esse direito podem promover tuítes ou promover a conta. Do ponto de vista de content marketing, a primeira opção é a mais adequada. Afinal, atrai seguidores pela ampla exposição do seu conteúdo. Recomenda-se usar recursos pagos depois de pelo menos seis meses de existência da conta.

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.