Compartilhar conteúdo traz benefícios não apenas para o autor, mas também para quem compartilha. Afinal, rende relevância e relacionamento. Mas é preciso tomar alguns cuidados. As 11 perguntas ajudam a evitar problemas na hora de clicar no botão share.
O texto assinado é baseado em um post de autoria de Jackson Wightman, da Proper Propaganda, dos Estados Unidos, e foi publicado no PR Daily. Traduzimos e fizemos pequenas adaptações de contexto e linguagem.
- As pessoas na comunidade acharão o conteúdo útil? Alguém ficará ofendido?
- Quais segmentos na comunidade gostarão desse conteúdo? Lembre-se: conteúdo que você compartilha não precisa ser relevante para toda a comunidade o tempo inteiro.
- Em quais aspectos as pessoas gostarão desse conteúdo?
- Qual a probabilidade de o conteúdo provocar debates e ganhar atenção?
- Esse conteúdo é produzido por você ou por terceiros?
- Esse conteúdo se encaixa numa estrutura que funcione para compartilhamento com aquilo que outros produziram em sua comunidade? Você não deve compartilhar só as coisas que produz porque você corre o risco de soar como um fanfarrão.
- Se o conteúdo compartilhado tiver sido produzido por você, ele diz respeito a você (faz menção a venda, promoção, artigos sobre você) ou é de utilidade para um segmento da sua comunidade?
- Se o conteúdo não for seu, de quem é? Você deu o crédito?
- Compartilhar o conteúdo de terceiros ajudará você a se aproximar de quem o produziu? Esta questão é especialmente importante num contexto de relações públicas ou relacionamento com influenciadores.
- Depois de você acessar o conteúdo, as pessoas de sua comunidade estarão propensas a compartilhá-lo para seus próprios contatos?
- Como você vai mensurar a eficiência do conteúdo que compartilhou?∞