Como é exatamente um content marketing B2B eficaz [nova pesquisa]

Pesquisa CMI 2015 - em inglesChegou o momento do ano em que novamente publicamos os resultados de nossa pesquisa anual de content marketing. Ao longo dos últimos anos, já conversamos muito sobre eficácia. Mas este ano, enquanto a nossa equipe estava discutindo novas questões para a pesquisa, demos um passo para trás e nos perguntamos: quantas empresas nem sequer sabem o que é exatamente eficácia?

A resposta pode (ou não) surpreender você. Veja isto: 55% de profissionais de marketing B2B (empresas que vendem para empresas) disseram que não está claro dentro de suas empresas o que é exatamente um programa de content marketing eficaz.

Independentemente disso, o que é mais grandioso nesta pesquisa é que podemos analisar a forma como os profissionais de marketing mais eficazes estão conduzindo seus negócios, para que possamos aprender com eles.

Vamos dar uma olhada em alguns dos key findings do relatório B2B Content Marketing 2016: Benchmarks, Budgets, and Trends – North America, produzido pelo Content Marketing Insitute e pelo Marketing Profs, e patrocinado pelo Brightcove.

A eficácia aumenta quando a equipe entende o que é sucesso
Pesquisa CMI 1

No ano passado, 38% dos profissionais de marketing B2B disseram que são eficazes em content marketing contra 30% neste ano. Enquanto talvez a indústria esteja experimentando um quê de desilusão (o que não é necessariamente uma surpresa ou algo ruim — algo que mencionei na minha sessão de abertura do Content Marketing World 2015), as empresas que reportam ter claramente o que é sucesso também mostram alta taxa de eficácia (55%).

32% dos profissionais de marketing B2B são sofisticados / maduro em content marketing

Pesquisa CMI 2

A eficácia também aumenta à medida que o content marketing da organização cresce em maturidade. Sessenta e quatro porcento das que estão na fase sofisticada / madura dizem que são eficazes em content marketing, 23% das que estão na fase adolescente dizem que são eficazes em content marketing e 6% das que estão na fase jovem / primeiros passos dizem ser eficazes em content marketing. Fique ligado em novos posts no nosso blog para que você entenda o que as mais experientes em content marketing estão fazendo.

Comunicação é chave

Pesquisa CMI 3

Obviamente, saber o que exatamente é sucesso em content marketing para uma empresa é benéfico, mas os profissionais de marketing mais eficazes fazem ainda mais. (Nota: profissionais de marketing mais eficazes são definidos como aqueles que classificam a eficácia em content marketing de suas empresas com nota 4 ou 5 numa escala que vai até 5.)

Os profissionais de marketing mais eficazes estão mais propensos dos que os menos eficazes a documentar sua estratégia de content marketing, têm uma declaração de missão editorial documentada e fazem reuniões regularmente. De fato, 61% dos profissionais de marketing B2B mais eficazes se reúnem diária ou semanalmente com suas equipes de content marketing, seja virtualmente ou presencialmente. Além disso, aqueles que se reúnem diária ou semanalmente consideram os encontros mais valiosos (70%) do que aqueles que se reúnem quinzenalmente ou mensalmente (49%).

Ainda há muito trabalho a ser feito em documentação de estratégias e de missões

Pesquisa CMI 4

Nos últimos dois anos, temos mostrado o impacto positivo que a documentação da estratégia de content marketing tem na eficácia global do marketing. Mas profissionais de marketing B2B tiveram menos progresso nessa área em comparação com o ano passado. Como nosso quinto estudo anual (B2B Content Marketing 2015 Benchmarks, Budgets, and Trends – North America) mostrou, 35% dos profissionais de marketing B2B têm uma estratégia de content marketing documentada, comparando com 32% no ano passado.

Como novidade neste ano, perguntamos se os profissionais de marketing estão documentando suas missão editorial: 28% estão, mas esse percentual cresce com a eficácia (48% dos mais eficazes têm uma declaração de missão editorial documentada).

Leia a reportagem completa para obter mais detalhes sobre estas e muitas outras conclusões, incluindo:

  • Quais táticas, plataformas de social media e métodos pagos de promoção de conteúdo os profissionais de marketing estão usando? Quais são os mais eficazes?
  • Qual a mais importante métrica para mensuração do sucesso de content marketing?
  • Qual o orçamento detinado para content marketing?
  • Com quais ofertas de conteúdo estão pedindo às pessoas que se tornem cadastrados?
  • Em quais objetivos vão se focar nos próximos 12 meses?
  • Quais serão as maiores prioridades para os criadores internos de conteúdo no próximo ano?∞

Joe Pulizzi é o fundador do Content Marketing Institute e autor dos principais livros sobre o tema nos Estados Unidos. É o mais renomado profissional de content marketing do mundo. Twitter: @JoePulizzi.

→ A Tracto tem explícita autorização do Content Marketing Institute para traduzir e publicar seus artigos ser seu parceiro de mídia no Brasil.
 
→ Veja todos os artigos de Joe Pulizzi publicados originalmente no Content Marketing Institute e traduzidos pela Tracto.