Fizemos uma pesquisa em parceria com o Comunique-se sobre diversos aspectos da produção de blog, como tamanho dos posts, tempo que se gasta para produzi-los e outros. Na realidade, o estudo original é feito anualmente pela Orbit Media, nossos parceiros nesta ação. Enumero a seguir os nove insights que o estudo gerou em forma de perguntas e respostas. E comparo os resultados do Brasil aos obtidos lá, nos Estados Unidos.
#1 Quanto tempo se leva para redigir um post?
- Brasil: 62% gastam no máximo 2 horas. Mas são os que levam entre 4 e 6 horas que percebem melhor resultado.
- Estados Unidos: 49% gastam mais de 6h para redigir um post — e são eles que mais consideram que o blog gera fortes resultados de marketing.
#2 Com que frequência os posts são publicados?
- Brasil: os redatores fazem uma clara associação entre publicar com frequência e ter sucesso. Entre os que publicam várias vezes por dia, 76% dizem obter resultados de marketing por meio do blog. Algo similar acontece com quem publica diariamente (68%) ou várias vezes por semana (64%). Entre os que publicam ocasionalmente, só 29% percebem resultado efetivo.
- Estados Unidos: o maior grupo (23%) publica várias vezes por mês. Mas 22% publicam uma vez por semana e 18%, de duas a seis vezes por semana.
#3 Como é feita a edição?
- Brasil: a maioria (86%) não tem um processo formal de edição. Entre estes, 55% afirmam que o blog gera impacto nos resultados de marketing. Entre os 14% restantes, que contam com um editor formal, a percepção de sucesso é maior: 68%.
- Estados Unidos: 43% dos americanos que usam editor formalmente relatam que o blog causa forte impacto nos resultados de marketing. No Brasil, são 26%.
#4 De onde os posts são produzidos?
- Brasil: oficialmente, o home office é uma novidade na legislação brasileira. Mesmo assim, já é popular entre 69% dos produtores de conteúdo.
- Estados Unidos: o trabalho fora do escritório é mais intenso e mais diversificado, extendendo-se com mais intensidade também para cafés e espaços de co-working.
#5 Que tamanho normalmente têm os blog posts?
- Brasil: 61% dos que redigem posts com 500 a 1.000 palavras dizem que o blog tem “resultado” ou “forte resultado” de marketing.
- Estados Unidos: o “forte resultado” é mais associado a posts com mais de 2.000 palavras.
#6 Quantos redatores têm o hábito de republicar posts antigos?
- Brasil: em sua maioria, os redatores ainda não atentaram para o fato de ser uma boa prática resgatar posts que tiveram bom desempenho no passado, editá-los e republicá-los. Só 36% o fazem.
- Estados Unidos: esta prática já é bem mais difundida, uma vez que 55% resgatam e atualizam posts antigos pelo menos de vez em quando.
#7 Como o post é promovido e distribuído?
- Brasil e Estados Unidos: em linhas gerais, brasileiros usam os mesmos canais que os americanos, exceto pelo marketing de influência, mais desenvolvido por lá do que por aqui.
#8 Com que frequência redatores checam resultados (Analytics) de seus blogs?
- Brasil: Entre os redatores que checam sempre o Analytics, 83% dizem ter “resultado” ou “forte resultado” com o blog. Entre os que nunca checam, são apenas 18%.
- Estados Unidos: em 2014, quando a pesquisa foi feita pela primeira vez, o percentual de profissionais que verificam sempre os resultados já era superior a 25% — bem acima dos 18% registrados hoje no Brasil.
#9 Como são percebidos os resultados de marketing com o blog?
- Brasil e Estados Unidos: há uma diferença acentuada entre os dois países. Enquanto 31% dos brasileiros dizem não saber se os resultados acontecem, nos Estados Unidos esse índice é de apenas 9%.
Amostra
Este estudo é feito em parceria entre as brasileiras Tracto e Comunique-se e a americana Orbit Media, de Chicago. É lá, em território americano, que a pesquisa vem sendo realizada desde 2014. Na última edição, por exemplo, contou com 1.377 respondentes. No Brasil, foram consultados 694 profissionais de comunicação e de marketing que produzem algum tipo de conteúdo em blog — e que estão na base do Comunique-se ou da Tracto.∞
Este artigo foi originalmente publicado em 14 de agosto de 2018 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.