Eu estava organizando minha agenda para mais uma participação no Content Marketing World, que começa em menos de um mês, em Cleveland, nos Estados Unidos. E então me deparei com as anotações da edição de 2013. Pesquei algumas frases que valem o compartilhamento.
Conteúdo
“As pessoas querem ouvir histórias, mas as marcas não contam mais histórias. Elas estão muito ocupadas com gimmicks, gizmos, aplicativos, celebridades, ofertas, preços e promoções.”
Don Schultz, professor emérito de Serviços da Northwestern University.
“A maioria dos consumidores não quer se relacionar com a sua marca. Talvez eles esperem que a sua marca apresente uma solução a eles”.
Chris Goward (@chrisgoward), fundador do Wider Funnel.
“Se você conhecer o seu público-alvo, a sua história será relevante. E se você fizer as pessoas rirem, elas provavelmente voltarão ao seu site. Portanto, tenha senso de humor.”
Nancy Pardo, editora e escritora especializada da PTC.
“Use imagens. Quando as pessoas veem uma imagem, elas a associam a alguma coisa.”
Todd Wheatland (@ToddWheatland), vice-presidente de Marketing da Kelly Services
“Perfis de marcas em mídias sociais devem ser uma combinação dos perfis pessoal e comercial. Porque você está competindo contra tudo. A questão é: sua marca é mais interessante do que a minha esposa?”
Jay Baer (@jaybaer), fundador do site Convince & Convert e autor do livro Youtility.
Youtility
“As pessoas dizem: ‘seja uma empresa fora de série que tudo se resolve. Veja o exemplo da Apple. Ok, está certo. Isso é verdade. Acontece que sua marca provavelmente não é fora de série. Então, seja útil”.
Jay Baer (@jaybaer), fundador do site Convince & Convert e autor do livro Youtility.
“Faça um marketing tão útil que as pessoas pagariam por isso.”
Jay Baer (@jaybaer), fundador do site Convince & Convert e autor do livro Youtility.
“Se você vende algo alguém, você pode conquistar um cliente hoje. Mas se você ajuda alguém, você ganhará muito mais do que uma venda. Seja um fazendeiro, e não um caçador.”
Jay Baer (@jaybaer), fundador do site Convince & Convert e autor do livro Youtility.
Personas
“Sabe quem é a autoridade máxima sobre comportamento do cliente dentro da sua empresa? Provavelmente, ninguém.”
Adele Revella (@buyerpersona), presidente do Buyer Personas Institute.
” A voz que ouvimos todos os dias, em todas as reuniões, é a voz da empresa. Não ouvimos os clientes. Se você quer saber como impulsionar seu conteúdo, pergunte aos seus clientes.”
Adele Revella (@buyerpersona), presidente do Buyer Personas Institute.
“Quantas personas precisamos desenvolver? Depende de quantas maneiras você é capaz de alcançar o mercado e de quantas maneiras você precisa alcançar o mercado.”
Adele Revella (@buyerpersona), presidente do Buyer Personas Institute.
Táticas
“A missão do LinkedIn é conectar pessoas e torná-las mais produtivas. Nosso conteúdo é profissional. O que as pessoas fazem na vida profissional online é diferente daquilo que elas fazem na vida pessoal online. A mesma pessoa que se conecta ao LinkedIn durante o dia se conecta ao Facebook à noite.”
Jonathan Lister (@jlisterca), vice-presidente de vendas do LinkedIn na América do Norte.
“Webinars são ímãs que atraem prospects. Há muitos webinars hoje nos Estados Unidos. As pessoas assistem a eles ou por curiosidade ou porque estão atrás de uma solução.”
Mike Agron (@WebinarReady), fundador do Web Attract e especialista em webinars.
Resultados
“Profissionais de marketing não gostam de mensurar resultados. Apenas 15% deles o fazem. Mas sem mensurar resultados, como podem saber se aquilo que fazem está funcionando? Pegar o telefone e conversar com os seus consumidores também é uma forma de mensurar resultados.”
Jon Wuebben (@jonwuebben), CEO da Content Launch e autor de Content is Currency.
“Ter pessoas clicando e saindo do seu site é apenas perda de tempo. Ter alguém novo em seu mailing é o que realmente aumenta a conversão.”
Brian Clark, fundador do Copyblogger.
“Conteúdo é o rei. Mas por trás de um rei há sempre uma rainha — a rainha do faturamento”.
Chris Goward (@chrisgoward), fundador do Wider Funnel.
“A landing page é a página mais importante do seu site. Muitas oportunidades estão concentradas nela.”
Chris Goward (@chrisgoward), fundador do Wider Funnel.
“Devemos celebrar não apenas nossos sucessos, mas também os nossos fracassos.”
Jonathan Mildenhall (@Mildenhall), vice-presidente de Estratégia de Propaganda Global da Coca-Cola.
“Perguntamos aos nossos clientes qual o principal objetivo de content marketing e 68% deles disseram que é engajamento. Concordo, pois se você for direto para as vendas, perde uma parte interessante do processo.”
Robert Murray (@robjmurray), presidente do Skyword.
“A função de content marketing é levar quantidade suficiente de lides comerciais para a área de vendas.”
Joe Chernov, vice-presidente de Marketing da Kinvey.

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.