Webinar é a segunda mais eficaz forma de distribuir conteúdo em empresas B2B, ficando atrás apenas de eventos presenciais. É portanto, uma tática de content marketing mais eficaz do que opções populares, como blog, redes sociais ou vídeos online. Essa foi uma das conclusões a que chegou a edição de 2015 da pesquisa anual do Content Marketing Institute.
Temos visto aqui, na Tracto, que webinars de fato geram proximidade com o público e, principalmente, abrem oportunidades comerciais. Nesta quinta-feira (2), realizamos um webinar para falar justamente sobre webinars. E da apresentação, que está disponível para download no SlideShare, extraímos sete anotações que podem lhe ser úteis:
1. Antes de lançar um webinar, responda: que resultados você deseja obter? Especialmente em B2B, a resposta normalmente tem a ver com geração e qualificação de leads.
2. A divulgação é o maior desafio antes de um webinar. E-mail costuma ser o mais eficiente meio de divulgação. Claro, redes sociais, assessoria de imprensa e outras formas de comunicação são ótimos auxiliares, mas e-mail é normalmente o maior gerador de resultados.
3. No formulário de inscrição, tome cuidado com o excesso de informações solicitadas. Se não for usar endereço físico, por exemplo, não peça. Colha apenas os dados que sejam úteis.
4. Envie lembretes — especialmente na véspera e no dia do webinar. O webinar não é um evento prioritário na vida das pessoas. Elas muito facilmente se esquecem ou priorizam outra tarefa do dia.
5. Defina primeiro a linguagem: é mais rádio ou mais televisão? A partir daí, escolha a ferramenta e, ainda, se vai usar vídeo ou não.
6. Em webinars gratuitos, espere que 40% a 60% dos inscritos de fato assistam ao evento. Não se desespere se mais ou menos metade confirmar presença e não comparecer. É assim mesmo.
7. Envie e-mail pós-evento aos participantes em até 48 horas. Inclua o acesso ao material, como apresentação e gravação.∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.