A previsão foi feita por um especialista em mercado financeiro dos Estados Unidos: o Facebook irá desaparecer de Wall Street daqui a cinco ou oito anos. A opinião de Eric Jackson, fundador da Ironfire Capital, não se baseia apenas na queda livre do valor da empresa de Zuckerberg na bolsa de valores. As ações lançadas a US$ 38 hoje valem perto de US$ 26. A profecia se baseia na necessidade que empresas terão de migrar para a plataforma mobile (celulares e tablets).
“O Facebook pode até comprar um monte de empresas de mobile, mas continuará sendo um site grande e gordo, muito diferente de um aplicativo móvel.”
A declaração foi dada ao programa de TV Squawk on the Street, da CNBC, dos Estados Unidos.
Jackson prevê que a dificuldade que o Facebook enfrentará para migrar para o mobile vá ser similar à que o Google tem tido para entrar nas redes sociais. Depois das tentativas fracassadas do Google Buzz e do Waves, hoje é o Google+ quem patina para alcançar redes concebidas para agregar comunidades, como, Twitter, Linkedin e o próprio Facebook.
O especialista resgata o caso do Yahoo, que chegou a ser supervalorizado no mercado de ações antes da bolha da Internet.
“O Yahoo ainda faz dinheiro, é rentável e tem 13 mil funcionários. Mas hoje vale apenas 10% do que chegou a valer no ano 2000.”∞
Crédito da imagem: FreeDigitalPhotos.net