A edição de junho do Mapa Mundial das Redes Sociais foi publicado hoje pelo seu autor, o italiano Vincenzo Consenza. Ele divulga semestralmente o resultado de seu estudo, que aponta no mapa abaixo a rede social mais popular em cada um dos 137 países pesquisados.
O Facebook impera em nada menos que 126 nações — Brasil, inclusive. Mas perde em alguns países do Leste Europeu e Ásia, como Rússia, China, Iran, Vietnan e Letônia, onde redes sociais locais têm mais penetração. O continente com maior número de usuários do Facebook é a Europa (232 milhões), seguida por América do Norte (222 milhões) e Ásia (219 milhões).
Na briga pelo segundo lugar, o Twitter bate o Linkedin somente nos Estados Unidos, Reino Unido e Suécia. No Brasil, o vice ainda é do Orkut, como indica a tabela abaixo.
Histórico
Em 2009, havia 17 redes sociais na liderança de pelo menos um país. Hoje são apenas sete. Consenza utiliza como fontes o Alexa e o Google Trends. Ironicamente, os dados do Google+ não são revelados pelo Google Trends. Já os dados do Orkut são contabilizados normalmente. “Para Orkut, não tive o mesmo problema porque é um domínio não-Google”, explicou Consenza à Tracto via Twitter.∞