Para medir velocidade de seu site, teste o Webwait

A demora que uma página leva para ser carregada influencia em sua posição no Google. Em outras palavras: nos resultados de busca, um site que abre rapidamente tende a aparecer com mais destaque do que um site lento. Medir quanto tempo o seu site leva para abrir é fundamental. A ferramenta gratuita Webwait faz isso de forma rápida e simples.

Web Wait mede velocidade do siteExemplo do uso
No exemplo abaixo, usamos o Webwait para comparar as páginas iniciais de alguns dos portais mais conhecidos no Brasil. Para isso, digitamos o endereço do site na caixa de texto. Embaixo, optamos por repetir o site por dez vezes ― a cada oito segundos.

Repetimos o procedimento para os outros quatro portais usados no exemplo. O resultado de cada site aparece em um box.

Web Wait mede velocidade do siteNeste exemplo ― e é um mero exemplo, sem validade como ranking ―, G1 foi o mais rápido, seguido por Terra e R7. UOL e iG demoraram um pouco mais para carregar. O Webwait permite gerar um gráfico com esses dados.

Web Wait mede velocidade do siteParâmetros
Os portais pesquisados têm grande quantidade de elementos em suas home pages. Afinal, são portais. Para sites mais simples, o tempo de espera pode ser menor. O Google, por exemplo, leva 0,4 segundo para ser carregado. A home page da própria Tracto, que não é nem tão simplificada quanto o Google nem tão rica em conteúdo quanto os portais pesquisados, carrega em 1,5 segundo.

Outro aspecto importante é repetir o procedimento em dias e horários diferentes. Pode haver variação no desempenho de servidores, e isso influencia no tempo de carregamento da página.

SEO
A espera para uma página carregar todos os componentes não é o principal atributo utilizado pelo Google para classificar as páginas. O ranking tem maior influência do número de links que apontam para determinada página e a relevância do conteúdo. Diversos outros fatores influenciam nessa classificação ― velocidade do carregamento é uma delas.