A demora que uma página leva para ser carregada influencia em sua posição no Google. Em outras palavras: nos resultados de busca, um site que abre rapidamente tende a aparecer com mais destaque do que um site lento. Medir quanto tempo o seu site leva para abrir é fundamental. A ferramenta gratuita Webwait faz isso de forma rápida e simples.
Exemplo do uso
No exemplo abaixo, usamos o Webwait para comparar as páginas iniciais de alguns dos portais mais conhecidos no Brasil. Para isso, digitamos o endereço do site na caixa de texto. Embaixo, optamos por repetir o site por dez vezes ― a cada oito segundos.
Repetimos o procedimento para os outros quatro portais usados no exemplo. O resultado de cada site aparece em um box.
Neste exemplo ― e é um mero exemplo, sem validade como ranking ―, G1 foi o mais rápido, seguido por Terra e R7. UOL e iG demoraram um pouco mais para carregar. O Webwait permite gerar um gráfico com esses dados.
Parâmetros
Os portais pesquisados têm grande quantidade de elementos em suas home pages. Afinal, são portais. Para sites mais simples, o tempo de espera pode ser menor. O Google, por exemplo, leva 0,4 segundo para ser carregado. A home page da própria Tracto, que não é nem tão simplificada quanto o Google nem tão rica em conteúdo quanto os portais pesquisados, carrega em 1,5 segundo.
Outro aspecto importante é repetir o procedimento em dias e horários diferentes. Pode haver variação no desempenho de servidores, e isso influencia no tempo de carregamento da página.
SEO
A espera para uma página carregar todos os componentes não é o principal atributo utilizado pelo Google para classificar as páginas. O ranking tem maior influência do número de links que apontam para determinada página e a relevância do conteúdo. Diversos outros fatores influenciam nessa classificação ― velocidade do carregamento é uma delas.