Blogs corporativos são um instrumento poderoso de Content Marketing. Não é por acaso que empresas do quilate de IBM, Wal-Mart, Intel, GE, Marriott e Kodak possuem os seus em âmbito mundial ou localmente nos Estados Unidos. O diferencial do blog corporativo é a humanização da comunicação, o que o torna naturalmente um ponto de encontro entre marcas e consumidores.
Os oito motivos para aderir a essa modalidade se baseiam em um post publicado (em inglês) por Ashraf Chaudhry, consultor de vendas paquistanês. Não fizemos apenas a tradução do texto. Editamos e acrescentamos informações e sugestões oriundas da experiência da própria Tracto.
1. Exposição
O compartilhamento em redes sociais é fácil. Plugins fazem com que o conteúdo do blog corporativo penetre rapidamente pelas redes, aumentando sua visibilidade.
2. Tráfego
Quando se produz conteúdo relevante, o número de assinantes do blog corporativo cresce consistentemente. Isso é feito sobretudo por RSS, um recurso simples, que até mesmo um leigo é capaz de instalar. Esse aspecto faz com que usuários revisitem a página a cada novo post. Se o blog corporativo estiver conectado ao site corporativo da empresa, este também receberá visitantes adicionais.
3. Ranqueamento no Google
Blogs são os “queridinhos” do Google por uma razão: eles são baseados em conteúdo puro. Portanto, a chance de um blog corporativo ganhar destaque nos resultados de buscas são enormes.
4. Geração de leads
Por ter conteúdo focado em determinados temas, blogs corporativos atraem audiência segmentada, que naturalmente representa oportunidade de negócios para a empresa.
5. Baixo custo
Blogs são atualizados por poucas pessoas, ou mesmo por colaboradores de diversas áreas. Isso já reduz o custo de pessoal. Tecnicamente, blogs são criados a custo zero, ou próximo do zero. Afinal, há ferramentas profissionais gratuitas — destaque para o WordPress.
6. Impacto em vendas
O aumento da audiência segmentada e a sinergia com esse público faz com que, no fim das contas, o custo de aquisição do novo cliente seja baixo.
7. Conscientização
O blog corporativo é capaz de educar os clientes e potenciais clientes sobre o produto ou serviço da empresa.
8. Integração
A conexão com as redes sociais faz com que haja uma integração de conteúdo e audiência entre blog corporativo e contas da empresa nas redes sociais.∞