Seu site é funcional? Faça um checklist.

Seu site é fácil de usar? A informação tem qualidade? A autoria da informação é de confiança? Afinal, seus visitantes definem seu site como funcional?

Um checklist simples, proposto por Ana Amélia Amorim Carvalho, Alcino Simões e João Paulo Silva no artigo Indicadores de qualidade e de confiança de um site, pode ser útil. Os autores salientam: os pontos de avaliação sugeridos não pretendem ser definitivos: a sensibilidade, interesse e experiência de cada usuário pode enriquecê-la.

Baixe o checklist (arquivo PDF).

Esta avaliação pode ser utilizada como ferramenta de apoio durante um processo de construção ou reformulação de um site, especialmente para pequenas ou médias organizações. Para chegar a etapa de avaliação, o planejamento de um site prevê alguns passos:

  • Lembre que o conteúdo é quem determina a tecnologia utilizada no site. É preciso saber: O que queremos? O que temos? E para quem?
  • Faça um levantamento de informações. Além de definir palavras-chave relacionadas ao seu negócio, organize-as adequadamente. Uma forma simples é agir como se fosse em um blog: categorias e tags, posts e páginas.
  • Siga a lei de Steve Krug: não me faça pensar! Muitas armadilhas podem ser evitadas indicando links corretamente, evitando nomes enganosos ou imprecisos em menus, entre outras ações para não frustrar o visitante.

Leia também: Seu site é organizado? Veja uma técnica simples.

  • Mantenha o foco no usuário: pense em quem vai navegar, e não em quem pediu para habilitar uma funcionalidade específica. Encoraja o visitante a explorar o site e a entrar em contato.

Webinar Tracto
O conteúdo desta matéria foi tema de uma webinar (seminário por internet) realizada nesta sexta-feira (22) pela Tracto, encontro que contou com pouco mais de 130 inscritos. Os eventos são marcados regularmente e mantém duração de 1h. Os slides da apresentação estão disponíveis em PDF e também no perfil da Tracto no Slideshare.