O que é o Periscope?

O Periscope é um aplicativo mobile de streaming de vídeo . Está disponível na Apple Store (iOS) e no Google Play (Android). Seu funcionamento é simples: qualquer usuário pode fazer uma transmissão de vídeo em tempo real a partir de seu dispositivo móvel. Outros usuários acessam aquela sessão e trocam mensagens, além de classificarem com hearts — equivalentes a curtidas — qualquer momento do vídeo. Cada heart é exibido em formato de coração no canto direito inferior da tela.

No exemplo abaixo, os print screens mostram um usuário transmitindo de Nova York a apresentação de dançarinos de rua. Perceba que, diferentemente do formato padrão de TV, no Periscope os vídeos são exibidos com a tela na vertical, acompanhando o uso mais frequente de smartphones.

Periscope

As transmissões são feitas ao vivo de mobile para mobile. Opcionalmente, o autor do streaming pode fazer a transmissão também via Twitter. Depois de encerrada, a transmissão fica disponível por um dia para acesso on demand.

Comprado pelo Twitter por US$ 100 milhões, o Periscope foi lançado para iOS em março deste ano. Em 26 de maio, chegou ao Android. Seu principal concorrente é o Merkaat, que havia sido lançado em fevereiro.

Estrelas
Em poucos meses de existência, alguns usuários começam a ganhar popularidade. Uma estilista de Los Angeles chamada Amanda Oleander é uma das primeiras estrelas do Periscope. No Twitter, seu sucesso é mediano. Sua conta (@AmandaOleander) tem pouco mais de 6 mil seguidores, mas no aplicativo de streaming já alcançou 250 mil seguidores e mais de 30 mil hearts.

O infográfico abaixo, de autoria do Roker Labs e publicado pelo DigiDay, mostra alguns dos expoentes no novo aplicativo. O eixo Y (vertical) mostra a quantidade de seguidores no Twitter e o eixo X (horizontal), o de seguidores no Periscope. Amanda Oleander, por exemplo, está no canto direito inferior.

Roker-Labs-Periscope-Data (1)

Embora não seja acessível pela web, o Periscope tem um site com informações adicionais.∞