As mais recentes mudanças nos critérios de ranqueamento do Google dão ainda mais importância à produção de conteúdo. Uma das táticas de SEO (sigla de “Otimização de Mecanismos de Busca”, em inglês) era, até recentemente, colocar no site as palavras-chave ideais para fazê-lo se destacar nos resultados de busca. Palavras-chave soltas agora perdem importância. O que vale é o conteúdo.
Outro aspecto que perde relevância é o “link building” (construção de link). Especialistas desenvolveram técnicas capazes de criar um conjunto de links que apontassem para o site. A reação do Google foi desconsiderar links poucos relevantes. O objetivo é claro: validar links reais, que indiquem ao internauta que o clique o levará a um conteúdo relevante.
Guia de criação de conteúdo
Nesse contexto de mudanças nos critérios do Google, as técnicas de Content Marketing ganham importância para empresas de todos os portes. O blog corporativo do SEOmoz publicou um post contendo diversos infográficos sobre o tema. Reproduzimos aqui um deles, criado pelo site inglês Design By Soap, da Inglaterra, que apresenta uma espécie de guia de criação de conteúdo. ∞