Jornais, revistas e portais: quem lidera no Facebook

Por Cassio Politi

Acessamos no Facebook as páginas oficiais de jornais, revistas e portais de notícia e observamos dois dados: número de fãs e nível de atividade, que na rede social ganha o apático nome de “falando sobre isso”. Esse dado se refere a quantos usuários interagiram de alguma forma com a página, comentando, curtindo, compartilhando etc (leia mais abaixo, no tópico “Entenda as métricas”).

Perceba na tabela abaixo que os três primeiros colocados na quantidade de fãs figuram também entre os piores no nível de atividade.

Veículo Mídia (↓) Fãs % Atividade
Terra Internet 1.381.571 3,6%
Folha de S.Paulo Jornal impresso 884.964 4,5%
Veja Revista semanal 698.356 5,3%
R7 Internet 317.312 10,3%
O Globo Jornal impresso 307.893 9,9%
O Estado de S.Paulo Jornal impresso 210.272 10,8%
UOL Internet 167.734 5,0%
Extra Jornal impresso 90.070 6,3%
Época Revista semanal 83.621 7,4%
Zero Hora Jornal impresso 79.116 9,4%
G1 Internet 39.172 14,0%
iG Internet 28.503 10,4%
Carta Capital Revista semanal 24.258 12,2%

Quanto maior o número de fãs, menor a atividade. Para se ter uma ideia, o The New York Times tem 2,1 milhões de fãs e 1,7% de atividade. O Facebook, o dono da bola, passa dos 65 milhões de fãs e menos de 1% está “falando sobre isso”. A tabela abaixo permite observar essa relação. São os mesmo dados, mas agora ordenados pelo nível de atividade.

Veículo Mídia Fãs  (↓) % Atividade
G1 Internet 39.172 14,0%
Carta Capital Revista semanal 24.258 12,2%
O Estado de S.Paulo Jornal impresso 210.272 10,8%
iG Internet 28.503 10,4%
R7 Internet 317.312 10,3%
O Globo Jornal impresso 307.893 9,9%
Zero Hora Jornal impresso 79.116 9,4%
Época Revista semanal 83.621 7,4%
Extra Jornal impresso 90.070 6,3%
Veja Revista semanal 698.356 5,3%
UOL Internet 167.734 5,0%
Folha de S.Paulo Jornal impresso 884.964 4,5%
Terra Internet 1.381.571 3,6%

Como toda boa regra tem exceção, R7, O Globo e O Estado de S.Paulo não ocupam o topo nem o rodapé de ambas as tabelas. Ou seja, têm bom nível nas duas métricas. Há muitas outras exceções confirmando a regra. Clubes de futebol, como Flamengo, Corinthians, Santos e São Paulo por exemplo, têm entre 700 mil e 2,2 milhões de fãs. E uma média de atividade alta, beirando os 11%.

Entenda as métricas
Toda fan page (página de empresa no Facebook) mostra dois dados. Um é o número de pessoas que clicaram no botão “curtir”. O outro é a quantidade de usuários “falando sobre isso”. Este representa o total de pessoas que curtiram, comentaram, publicaram, compartilharam, marcaram foto, fizeram check-in, citaram a página ou seu conteúdo. Um artigo do site Mestre SEO explica bem essa questão.

Pois bem, calculamos o percentual de atividade dividindo o número de “falando sobre isso” pelo total de fãs da página. Para testar a fórmula, usamos a própria Tracto como cobaia. Como mostra a imagem ao lado, temos 3.105 fãs e 462 “falando sobre isso”. Dividindo um pelo outro, o resultado é 14,8%. Menos fãs, mais interação. E vice-versa.

Seleção dos veículos
Para escolher os jornais que fariam parte do levantamento, buscamos no site da ANJ a informação dos cinco primeiros. Como o líder Super Notícia, de Minas Gerais, não tem perfil no Facebook, incluímos o 6º colocado. Para sites, buscamos o histórico do Ibope Netratings. Como não há perfil do Globo.com, listado frequentemente entre os cinco primeiros, usamos o G1 em seu lugar. Para revistas, listamos as quatro concorrentes conhecidas no mercado. Entretanto, a IstoÉ não possui perfil no Facebook.