O Google anunciou nesta semana, durante o Ad Age Digital Conference, em Nova York, que pretende criar novas métricas para que empresas consigam mensurar o resultado de campanhas publicitárias na Internet com mais precisão do que as disponíveis hoje no mercado.
As métricas Active View e Active GRP já foram lançadas. A terceira, Brand Impact Survey Pilot, ainda não está disponível. Entenda cada uma delas:
Active View
Atualmente, a métrica mais utilizada é a de impressões, que mede quantas vezes um anúncio foi carregado. Isso significa que se o internauta abrir a página do anúncio apenas “de passagem”, já determinado a clicar em um link, a impressão será computada. Isso acontece frequentemente quando o internauta já conhece bem o site de navegação.
Active GRP
Gross Rating Point é uma métrica usada em televisão para estimar quantas pessoas diferentes viram um determinado anúncio. O Google garante ter feito uma adaptação para o ambiente online. Com isso, as empresas poderão fazer a comparação do alcance que uma campanha teve na televisão com o alcance obtido pela Internet.
Brand Impact Survey Pilot
Dois grupos de internautas selecionados aleatoriamente são observados. Uma parte do grupo visualiza o anúncio de uma marca. Outra parte visualiza o anúncio de serviços públicos. Utilizando tecnologia desenvolvida pela Vizu, um levantamento é feito com ambos os grupos para entender variáveis como força da marca, intenção de compra e preferências de cada grupo.
Segundo o Google, o resultado do estudo mostra o desempenho de anúncios em diferentes sites e horários. A promessa do Google é permitir às empresas perceber o impacto das ações em quaisquer métricas ― impressões, cliques, conversões em vendas etc.
As métricas anunciadas pelo Google são fruto de uma parceria com o Interactive Advertising Bureau (IAB), uma associação das maiores empresas vendedoras de publicidade online dos Estados Unidos.