Uma das principais tendências para o content marketing em 2014 é o uso de formatos curtos para transmitir mensagens claras e diretas. Não é exatamente uma novidade, pois o Twitter e seus 140 caracteres já vêm ditando esse movimento há algum tempo, mas algumas empresas já têm testado modelos alternativos, especialmente em vídeos, e descoberto que quando bem planejados e executados, os formatos curtos são bastante eficientes.
A Lowe’s, uma rede americana de utilidades domésticas, criou uma série chamada “Fix in Six” no Vine. Nesta série, a marca mostra para que servem e como devem ser utilizados alguns dos produtos encontrados em suas lojas, com dicas de como eles podem promover melhorias na casa das pessoas em vídeos de seis segundos. A Sky também tem divulgado em sua conta no Instagram (@skybrasil) vídeos cômicos de quinze segundos com chamadas para a programação dos canais que estão em sua grade.
Não é fácil produzir formatos curtos porque a mensagem tem que ser perfeitamente transmitida em pouco tempo. O case da Lowe’s é bastante inspirador neste sentido, pois com uma linguagem visual própria e textos e mensagens alinhados à marca, consegue entreter o usuário e ao mesmo tempo dá dicas úteis envolvendo itens encontrados em suas lojas.∞

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.