Dez dicas para escrever posts melhores em seu blog

Por que alguns blogs são tão cativantes? Não é apenas pelas ideias que apresentam, mas também pela forma como são escritos.

Essas dez dicas foram retiradas do post que o blogueiro francês Sté Kerwer publicou neste mês no em seu blog, o Dukeo (escrito em inglês), intitulado 10 Tips for Writing Better Posts (10 Dicas para Escrever Posts Melhores).

Pinçamos as ideias centrais e as condensamos nesta matéria, com algumas adaptações na explicação de cada tópico — sem, no entanto, alterar o sentido. Valem tanto para blogs pessoais como para corporativos.

1. Siga suas próprias instruções
Alguns blogueiros dão orientação apenas parcial. Omitem deliberadamente algumas informações com a esperança de que o leitor, por curiosidade, busque as informações restantes em seu livro. O efeito, porém, acaba sendo inverso: o leitor se irrita. Portanto, ao redigir, certifique-se de que não pulou nenhuma etapa.

2. Use corretor ortográfico
Com tantos recursos gratuitos de correção de texto nos navegadores (Firefox, Chrome etc), além de programas gratuitos, ter erros de ortografia ou digitação afeta sua credibilidade. Somente o corretor de texto não é suficiente, mas já é um começo. Revise atentamente palavras com grafias parecidas mas com significados diferentes.

3. Responda uma pergunta
Experimente escrever uma pergunta no título do post. Isso permitirá a você manter o foco no tema. E contribui, ainda, para melhorar o ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google (SEO).

4. Elimine palavras desnecessárias
Seu leitor procura respostas, e não uma novela. Dê o seu recado e corte as firulas. Tamanho do texto não tem relação com qualidade do conteúdo.

5. Use parágrafos curtos
Leitores de internet gostam de ter rajadas de informação. É mais fácil não só para visualizar o texto mas também para absorver o conteúdo. Limite seu parágrafo a quatro frases.

6. Use cabeçalhos e tópicos
Use as tags de HTML <h1> e <h2> para quebrar o texto em intertítulos. E use bullets para fazer lista de tópicos.

7. Seja original
Ser original não é produzir o mesmo conteúdo com palavras diferentes. Existem muitas maneiras criativas de se produzir conteúdo. Crie a sua.

8. Cite sua própria experiência
O caráter pessoal é uma das razões pelas quais blogs dão certo. Conte suas histórias. Use primeira pessoa.

9. Conte os dois lados da história
Quando der dicas sobre como fazer alguma coisa, diga também o que acontece se os leitores fizerem tudo errado. Por exemplo: “usar um plugin de WordPress é vantajoso por tais motivos, mas se não aparecer a opção Ativar, você então deverá reinstalá-lo”.

10. Abra e feche o seu post
Uma frase de autoria desconhecida enfatiza o ponto certo na relação do blogueiro com seus leitores:

“Diga a eles o que você vai dizer, aí diga e, então, diga o que você acabou de dizer”.

Em suma, faça um parágrafo inicial que contenha um resumo da história que estar por vir. Aí conte a história. No final, recapitule de forma sintética o ponto-chave do post.∞