Documentar a estratégia é fator-chave para um plano content marketing funcionar. Essa é uma das conclusões do estudo B2B Content Marketing 2014, do Content Marketing Institute em parceria com o Marketing Profs, ambos dos Estados Unidos.
Duas em cada três empresas americanas bem-sucedidas em content marketing têm sua estratégia documentada. Entre as empresas que fracassam nessa tentativa, somente 11% têm um plano por escrito.
A tabela abaixo mostra os números em três grupos: bem-sucedidas, malsucedidas e a média global.
O estudo mostra, ainda, que 48% das empresas pequenas (com 10 a 99 funcionários) têm um documento que registre a estratégia. Entre as gigantes (mais de 1.000 funcionários), apenas 41% o têm.
Volume
A quantidade de conteúdo cresceu no último ano. O gráfico abaixo mostra que 73% das empresas pesquisadas aumentou em alguma medida o volume de produção.
Não surpreende o fato de que 80% das empresas que têm sua estratégia documentada tenham aumentado a produção de conteúdo. Entre as empresas que não criam documentos, somente 66% foram capazes de fazer o mesmo. Uma prova de que organização melhora a produtividade.∞