Empresas que fazem comunicação comercial por e-mail, como newsletter ou e-mail marketing, devem tomar precauções simples para otimizar a experiência de leitura em mobile. Afinal, três em cada quatro internautas usam smartphone para ler e-mail.
O conjunto de sete boas práticas a seguir ajudará você a preparar seu e-mail para que ele seja aberto tanto nos tradicionais desktops como em smartphones e tablets.
1. Tamanho da fonte
A Apple automaticamente redimensiona a fonte do texto para o tamanho de 13 pixels. Portanto, não há problema para iPhone e iPad. Mas Android e outros sistemas operacionais abrem a fonte que tiver sido definida por você. Por isso, use 22 pixels nos títulos e 14 pixels no texto. São perfeitos para leitura em tela.
2. Assunto
Limite o assunto do e-mail a 60 caracteres. Isso o tornará visível na maioria dos aplicativos de e-mail e webmails em navegadores mobile.
3. Área de clique
Quando navega usando mouse, o usuário consegue clicar em qualquer ponto pequeno com facilidade e precisão. Mas em touch screen não é assim. Com o dedo, é mais muito difícil acertar em um ponto pequeno. Por isso, as imagens clicáveis de seu e-mail devem ter dimensão de, no mínimo, 44×44 pixels.
4. Altura da tela
Leve em consideração que o usuário talvez não role a tela para ver o que está no rodapé do seu e-mail. Por isso, mantenha o conteúdo mais importante no espaço equivalente a 320 pixels de altura. Ou seja, no topo do corpo de texto. Afinal, essa será a área visível para o usuário assim que ele abrir a sua mensagem.
5. Sem Flash
Oriente seu programador a nunca usar conteúdo em Flash no corpo do e-mail, pois esse recurso não roda em muitos smartphones. Oriente-o a usar somente HTML5 e CSS, que oferecem todos os recursos necessários para um layout profissional.
6. Taxa de abertura
Não se assuste com aberturas mais frequentes em um dispositivo do que em outro. O gráfico abaixo é da GetResponse, empresa que presta serviço de disparo de e-mails em massa e que é fonte de parte dos dados apresentados nesta matéria.
O gráfico mostra que, em apenas nove meses, a taxa de abertura em smartphones cresceu 30%. Usuários de iPhone abrem 17,5% dos e-mails comerciais contra menos de 9% dos adeptos de Android e iPad.
7. Integração
Uma das perguntas feitas aos entrevistados na pesquisa Email Marketing Benchmark Report 2013 foi esta: Quais canais de marketing sua empresa integra aos seus programas de e-mail?. A resposta:
Observe que só 21% das empresas fazem integração do e-mail com plataformas mobile. Portanto, você tem a opção de fazer a diferença. Para isso, basta aplicar as orientações transmitidas nos seis tópicos anteriores.∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.