Cores exibidas em monitores e telas são definidas a partir do código hexadecimal, que é composto do sinal de sustenido (#) mais seis dígitos. Os dois primeiros definem a intensidade da cor vermelha; os dois do meio dizem respeito ao verde e os dois últimos, ao azul.
Cada cor tem 256 tonalidades. No hexadecimal, elas são definidas por números e letras, que vão de 0 até 9 e de A até F. Por exemplo, o código #FF0000 indica tonalidade máxima de vermelho e nada de verde nem de azul. Ou seja, essa é a cor vermelha. A partir das misturas dessas três cores, obtém-se qualquer outra cor. É por isso que o sistema de cores de tela ganha o nome de RGB. É a mistura de red (vermelho), green (verde) e blue (azul).
O livro Content Marketing Masterclass foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas versões impressa e Kindle. São 52 aulas transformadas em 52 capítulos.
Como, afinal, usar?
Não se preocupe, você não precisa se tornar especialista em cores. Tudo o que você precisará ter no seu dia a dia é o código composto de seis caracteres para inseri-lo em seu site ou blog ― na cor da fonte, da tabela, da borda, do fundo etc.
Para ajudar a descobrir qual o código presente em uma imagem, você pode usar diversos programas. A recomendação aqui é o ColorPix, gratuito e de fácil utilização. No exemplo abaixo, entramos no site da CNN. A ideia era saber qual o código da cor vermelha que aparece no topo do site da emissora americana. Basta abrir o ColorPix e posicionar o mouse sobre a imagem desejada.
Como se vê, o programa mostra a cor nos sistemas RGB, HSB e CMYK. O campo que interessa par você é o hexadecimal, representado pela sigla HEX. No caso, o vermelhão da CNN é representado pelo código #CA0002.
Download
Para baixar o ColorPix, procure por seu download no Google. Para facilitar a busca, a desenvolvedora do programa é a Color Schemer.∞