Falei recentemente aqui do livro The Power of Visual Storytelling. Gostei tanto dele e das ideias que as autoras dão ao contar os cases, que separei algumas delas para escrever posts separadamente aqui no blog da Cabrun!. Uma delas é sobre marcas que têm feito uso de cartões postais, uma ferramenta audiovisual pouco usada pelas pessoas atualmente com a agilidade de troca de mensagens, informações e fotos proporcionada pelos smartphones.
Um dos cases que o livro traz é da Hyatt House, um braço da rede Hyatt Hotel. Eles criaram um aplicativo e usaram a página de Facebook da empresa para encorajar os hóspedes a mandarem mensagens para as pessoas queridas enquanto estivessem em viagem. O cartão postal era então impresso e enviado por correio às pessoas indicadas pelos hóspedes, com as mensagens personalizadas que eles mesmos escreveram. Foi uma maneira que a empresa encontrou de estimular as relações duradouras e fazer as pessoas lembrarem de amigos e familiares mesmo durante as viagens.
A Peeps, marca americana de balas, fez uma ação chamada Peeps Offering, para feriados, com mensagens divertidas que podiam ser compartilhadas por Facebook. No livro, as autoras dão dicas de ferramentas que auxiliam na criação de postcards, mas elas não produzem conteúdos exclusivos, então para marcas não me parecem fazer tanto sentido, mas vale à pena olhar e se inspirar: Cards in the Post e SnapShot Postcard.∞

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.