O poder do storytelling visual

Avancei bastante na leitura do livro The Power of Visual Storytelling, de Ekaterina Walter e Jessica Gioglio, e acho que já vale bastante a pena falar deles por aqui. Tive uma identificação muito grande com o livro porque acho que ele tem tudo a ver com o que penso sobre content marketing: não é só texto ou é cada vez menos texto.

O livro, que tem uma apresentação visual bem interessante, traz uma visão muito interessante da missão do marketing de conteúdo. Em determinado momento, as autoras expressam:

“…as pessoas que fazem parte da sua audiência não querem que você exiba algo para elas: elas querem ser parte da audiência e sentir que você está ouvindo”.

Esse ponto, o querer apenas promover-se, é um grande pecado no content marketing e é o que torna tantos cases, sobretudo nacionais, bem fracos.

Sobre o visual storytelling em si, o livro é uma aula. Primeiro porque explora todas as plataformas com potencial visual (Pinterest, Tumblr, Instagram, Vine, YouTube) e também dá dicas para tirar o máximo de proveito do conteúdo visual em redes mais tradicionais, como o Facebook e o Twitter. Além disso, as autoras dão dicas de ferramentas para auxiliar na tarefa de desenvolvimento do stortelling audiovisual. E elas contam tudo por meio de cases, muitos cases .

As autoras também compartilham um storytelling road map, com dicas para os profissionais de marketing que querem desenvolver uma estratégia para o uso de elementos visuais em seu mix de conteúdos. O que é fundamental, segundo elas, é que o material visual prime pelo design, personalização, utilidade, personalidade, storytelling, potencial de compartilhamento e real time.

O livro custa em torno de US$ 20 na Amazon para quem quer ler no Kindle ou no tablet. Eu encomendei o meu na Livraria porque achava que era um livro importante de ver e manusear. Saiu aproximadamente R$ 90, mas valeu cada centavo.∞


Ana Carolina Barbosa (@ana2302) é sócia e diretora criativa da Cabrun! (@cabrunconteudos), agência de content marketing especializada em conectar marcas e pessoas por meio da gestão de conteúdos. É jornalista, especialista em mídias institucionais e em branding. Tem expertise no mercado de mídia e entretenimento, tendo atuado em publicações voltadas para o mercado audiovisual.

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.
 

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se