O uso de expressões que conduzem o internauta a uma ação é um recurso usado principalmente em peças comerciais na Internet. Botões e links do tipo “compre agora” ou “faça agora a sua reserva” exemplificam aquilo que os norte-americanos chamam de call to action.
Para redigir o texto do call to action, uma técnica extremamente simples ajuda bastante. Consiste em escrever o nome de uma pessoa, seguido de “quero que você” e, por fim, a frase do call to action. Alguns exemplo para facilitar a compreensão:
Fulano, quero que você entenda o caso.
Fulano, quero que você faça o download.
Fulano, quero que você compre agora.
Fulano, quero que você curta a nossa fan page.
Perceba que esse recurso é útil não apenas comercialmente, mas também para redigir matérias. — “entenda o caso”, “leia mais”, “saiba mais” etc.
Autor: Cassio Politi
Cassio Politi é autor de dois livros de content marketing. O primeiro ("Content Marketing – o Conteúdo que Gera Resultados") foi publicado em 2013. O segundo ("Content Marketing Masterclass") saiu em 2021. Em 2015, foi eleito pela Digitalks o profissional do ano em content marketing no Brasil. É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria. Já prestou consultoria ou produziu conteúdo para empresas de variados portes no Brasil e na América Latina, incluindo multinacionais. Apresentou alguns de seus cases em eventos nos Estados Unidos. Está no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, do qual participa anualmente desde 2012. Pela Tracto, já apresentou mais de 1.300 episódios de podcasts sobre variados temas para clientes de peso, como Itaú, Zoho, Robert Half, Sodexo e outros.