Blogueiros de sucesso possuem características comuns. O blog corporativo SEO Moz as analisou num post recente. O universo da pesquisa são os 150 melhores blogs do ranking da AdAge Digital. Essa análise serviu de base para elencarmos o conjunto de 25 boas práticas para blogueiros.
Evidentemente, não é necessário adotar um comportamento que reúna todas essas 25 características para se lançar um blog. Porém, é muito útil saber que os superstars da blogsfera reúnem boa parte desses hábitos — ou todos eles:
- Conhecer o público-alvo e seus interesses.
- Publicar posts fortes, que choquem os leitores.
- Escrever bastante: pelo menos 1.000 palavras por dia. Sete dias por semana.
- Manter a qualidade dos posts apesar do alto volume de texto.
- Direcionar o conteúdo para um público segmentado e interessado, e não para a grande massa.
- Ter um plano editorial.
- Ser coloquial. Escrever como se estivesse falando.
- Fazer um conteúdo pessoal, abordando em primeira pessoa as próprias experiências.
- Ter uma personalidade bem clara, que possa ser definida em uma frase.
- Ter um inimigo que seja inimigo também dos leitores. Pode ser o governo, uma indústria, uma ameaça, uma figura pública, um personagem etc.
- Não ter receio de competir com outros blogs — tampouco de derrotá-los.
- Usar palavras-chave que ajudem o blog a se destacar no Google e outros mecanismos de busca.
- Fazer com que o blog se transforme numa marca.
- Usar as redes sociais para gerar audiência.
- Preocupar-se com o design do blog.
- Corrigir o rumo quando um feedback negativo fizer sentido.
- Construir um mailing de leitores e enviar-lhes newsletters periódicas.
- Ser curioso. Ler muito, pesquisar o tempo todo.
- Ser criativo e original.
- Ser apaixonado pelo tema que cobre.
- Ser focado e organizado.
- Usar variedade de mídias, mesclando texto, vídeo e áudio nas situações adequadas.
- Interagir com seus leitores, respondendo comentários e estimulando o debate.
- Buscar diversas fontes de receita além de publicidade, tais como livros, palestras etc.
- Nunca desistir.
Para ler o artigo do SEO Moz na íntegra, que serviu de base para criarmos os 25 mandamentos, clique aqui (texto em inglês).