O Google pode penalizar sites por erros que passam despercebidos. Pode haver, por exemplo, equívoco em uma campanha publicitária. Ou, então, a qualidade do conteúdo talvez não satisfaça o novo algoritmo do Google. Erros desse tipo prejudicam podem colocar o site em lista negra de servidores e prejudicar o ranqueamento em resultados de buscas.
Uma ferramenta simples e funcional para evitar cair em listas negras é o Black List Alert, que é gratuito. Basta inserir no campo de busca o domínio do site — algo como seusite.com.br — para que o Black List Alert retorne uma lista de possíveis problemas com seu site. Também é possível fazer a busca por IP, mas é preferível fazê-la pelo domínio, que é mais simples.
Tecnicamente, essa busca é feita em diversos provadores (chamados de ISPs) que cadastram diversos domínios como SPAM por motivos variados. A vantagem dessa ferramenta é o fato de aparecer a explicação para o problema quando é detectado. Para ver o relatório, basta clicar em “See why”. No exemplo abaixo, usamos o próprio domínio da Tracto (tracto.com.br) como teste.
Como otimizar
Para otimizar o posicionamento de seu site no resultados de busca do Google, vale a pena seguir um breve passo-a-passo recomendado pelo próprio Google. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse a página Ferramentas do Google para Webmasters.
- Clique no botão “Adicionar um site”.
- Insira o endereço do seu site (http://www.seusite.com.br).
- O Google gerará um arquivo HTML. Baixe esse arquivo.
- Suba o arquivo para o seu servidor. Normalmente, isso é feito via FTP. Se você não tiver domínio técnico, peça auxílio a quem cuida tecnicamente de seu site.
- Siga o passo-a-passo orientado pelo próprio Google.
- Pronto, a partir daí, você poderá acompanhar um relatório do próprio Google sobre seu site nessa mesma página de Ferramentas do Google para Webmasters.∞