Content marketing é sinônimo de comunicação em redes sociais?

Antes de qualquer explicação, a resposta à pergunta do título deste post: não.

Content marketing é o método. Como tal, é composto de diversas táticas e ferramentas. Redes sociais são uma dessas táticas.

Para gestores, a diferença está no propósito. Content marketing tem foco em eficácia e redes sociais, em eficiência.

Eficácia é o alcance dos resultados corporativos. Eficiência é o bom uso das táticas. À alta direção de uma empresa privada, cabe fazer uma seguintes perguntas sobre as ações de marketing:

  • Estão gerando vendas para a empresa?
  • Estão cortando gastos da empresa?
  • Estão retendo clientes na empresa?

E cabe ao profissional de content marketing responder sim a pelo menos uma delas. Ou seja, o foco será o resultado financeiro ― mais vendas ou menos custos em curto prazo; ou posicionamento e fortalecimento da marca em médio ou longo prazo.

Uma métrica muito usada para aferir o sucesso dos esforços do plano de content marketing é conhecida como ROI, uma abreviação de return over investment (retorno sobre o investimento). ROI, de forma simplificada, mostra a receita gerada para cada real investido em content marketing,. Para toda empresa privada, essa informação é vital.

Redes sociais têm foco na eficiência. Ou seja, no aspecto operacional: audiência, quantidade de fãs, nível de interação. Portanto, redes sociais fazem parte das táticas de algumas organizações, enquanto para as demais, acredite, são dispensáveis. O que sugere que nem toda empresa deva estar nas redes sociais.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.

 

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se