O Instagram desabilitou no dia 5 de dezembro a postagem de fotos no painel do Twitter destinado a imagens. Isso significa que, ao postar uma foto no Instagram, ainda será possível inserir o link no Twitter, mas não haverá mais o recurso de postar diretamente a foto do Instagram no Twitter.
Na conferência de tecnologia LeWeb, realizada na semana passada em Paris, na França, o CEO do Instagram, Kevin Systrom, comentou as mudanças. E aproveitou para anunciar que, em pouco tempo, não será mais possível visualizar fotos do Instagram pelo Twitter.
Ou seja, ao clicar num link de uma foto no Twitter, o usuário será redirecionado para o Instagram. Essa restrição não afetará outras plataformas, como Facebook, Tumblr e Foursquare. O que antes era apenas um aplicativo, agora é um site (instagram.com), que já recebeu mais de 100 milhões de cadastros.
“O que decidimos agora, e que faz sentido, é direcionar nossos usuários para o site do Instagram. Obviamente, as coisas mudam conforme a empresa se desenvolve.”
Twitter e Instagram cooperaram mutuamente até alguns meses. Mas a aquisição do Instagram pelo Facebook, em maio de 2012, mudou essa relação. Embora os modelos de negócios do microblog e da empresa de Zuckerberg sejam diferentes em muitos aspectos, as empresas disputam os budgets dos mesmos clientes.
Sufocado pelo mau desempenho na Nasdaq, o Facebook começou a atirar para todos os lados, o que justifica a mudança da política também no tangente a compartilhamento de fotos.
Como reação, o Twitter já ensaia criar um serviço de postagem de fotos com edição, filtros e outros recursos similares aos oferecidos pelo Instagram.
Novos TTs
Também no início de dezembro, o Twitter anunciou a inclusão de mais 100 cidades nos Trending Topics locais ― incluindo Istambul, na Turquia; Frankfurt, na Alemanha; Guadalajara, no México; Incheon, Coréia do Sul.
Trending Topics é a listagem dos tópicos mais comentados no Twitter. Essa análise pode ser feita em âmbito global, por país ou por cidade. No Brasil, há 15 cidades cadastradas: Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, e São Paulo.∞

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.