Se você estiver pensando em escrever um livro, vou dar um conselho: escreva. Sim, existem muitas formas de você ganhar autoridade, mas o livro é seguramente uma mais eficientes.
Foi com essa realidade em mente que escolhi assistir à palestra intitulada “Por que um livro publicado é o motor de uma estratégia de content marketing?”, durante o Content Marketing World deste ano. O palestrante Adam Witty, CEO da Advantage Media Group e autor de sete livros, apresentou cinco razões para se tornar um autor.
- Autoridade. Quais as cinco primeiras letras da palavra “autoridade”? São “autor”. É isso: quem publica um livro se torna autoridade no assunto. Alguns bons exemplos de pessoas que se tornaram autoridades a partir de seus livros são Donald Trump, de volta à berlinda por ser candidato à presidência dos Estados Unidos, e Joe Pulizzi, o papa do content marketing mundial, autor de três best-sellers sobre o tema.
- Credibilidade. Um livro dá a você uma supercredibilidade. É claro, outros meios também podem trazer esse benefício, como um blog ou um canal no YouTube. Mas o livro indica que o autor, no mínimo, fez uma imersão no tema.
- Confiabilidade. Consumidores são naturalmente desconfiados. Sua postura inicial é do tipo “me convença”. O livro acelera esse processo. Autores são percebidos como mais confiáveis.
- Mídia espontânea. Repórteres precisam de fontes confiáveis. Autores são os ‘queridinhos da mídia’ justamente porque possuem uma credencial que ateste a sua expertise.
- Visibilidade. Os convites para palestras se tornam mais frequentes para um autor.
Constatei esses benefícios aqui, no Brasil. Publiquei em 2013 o livro Content Marketing – o Conteúdo que Gera Resultados, primeiro título sobre o tema em português. Como qualquer autor, tive algumas dúvidas do tipo “qual o tamanho ideal?”. Segundo Witty, o ideal é que tenha entre 140 e 180 páginas.
Para que o projeto evolua, ele sugere quatro passos:
- Crie um projeto formal, documentado. Tenha em mente o produto final, já sabendo o título e o subtítulo, de modo que o foco não se perca.
- Escreva o livro. Você pode fazer isso por conta própria ou pode ter um ghost writer. Escreva tudo de uma vez. Não pare e edite cada capítulo, pois isso tornará o trabalho muito extenso.
- Publique o livro. Há duas opções para isso. Uma é procurar grandes editoras, que são assediadas por muitos autores. Elas garantem a distribuição das versões físicas, mas isso pode levar muito tempo. A outra é fazer uma publicação por conta própria, mesclando livros físicos e e-books.
- Venda seu livro. E saiba que a corrida é longa. É uma maratona, e não um tiro de 100 metros.
Uma pergunta comum para Witty: por que não fazer o livro somente online, se é mais fácil e mais barato? A resposta:
“A tangibilidade do livro impresso não pode ser substituída.”
Se você gostou da ideia de escrever um livro, não se iluda: dá trabalho. Muito trabalho. Witty calcula que o investimento seja de 250 horas só para redigi-lo. Ou seja, se você dedicar 10 horas semanais, serão mais ou menos seis meses de trabalho. Mas o resultado compensa.∞

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.